As Perguntas de Jesus | Pergunta 24 | Lindomar JS
Graça e a paz de Cristo seja sobre a sua vida!
Neste vídeo, iremos dar continuidade à nossa série: “AS PERGUNTAS DE JESUS”.
As perguntas de hoje são:
“Então, lhe trouxeram um endemoninhado, cego e mudo; e ele o curou, passando o mudo a falar e a ver. E toda a multidão se admirava e dizia: É este, porventura, o Filho de Davi? Mas os fariseus, ouvindo isto, murmuravam: Este não expele demônios senão pelo poder de Belzebu, maioral dos demônios. Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. Se Satanás expele a Satanás, dividido está contra si mesmo; como, pois, subsistirá o seu reino? E, se eu expulso demônios por Belzebu, por quem os expulsam vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes. Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós. Ou como pode alguém entrar na casa do valente e roubar-lhe os bens sem primeiro amarrá-lo? E, então, lhe saqueará a casa. Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha. Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir.”.
Esse texto se encontra registrado em Mateus capítulo 12 versos 22 a 32 e também em Marcos capítulo 3 versos 20 a 30 e em Lucas capítulo 11 versos 14 a 23.
Se eu fosse dar um tema para essa reflexão de hoje, o tema seria: As Perguntas Desconfortáveis de Jesus.
Nesta passagem, vamos perceber que a autoridade de Cristo é desafiada e a advertência à blasfêmia contra o Espírito Santo ecoa com poder.
A cena se inicia com Jesus curando um homem possesso por demônios, devolvendo-lhe a visão e a fala. A multidão se maravilha, questionando se aquele seria o Filho de Davi, o Messias prometido. Entretanto, os fariseus, cegos pela inveja, atribuem o milagre a Belzebu, o príncipe dos demônios.
Primeira Ideia que quero refletir contigo hoje é:
Jesus desmascara a irracionalidade da acusação com uma pergunta retórica poderosa: "Se Satanás expele a Satanás, dividido está contra si mesmo; como, pois, subsistirá o seu reino?" (v. 26). Amados, a lógica é irrefutável. Um reino dividido não pode permanecer. Da mesma forma, uma vida marcada por desejos e atitudes contraditórias à vontade de Deus está fadada à ruína.
Segunda Ideia é:
A expulsão de demônios por Jesus não era apenas um ato de compaixão, mas a evidência irrefutável de que o Reino de Deus havia chegado com poder! "Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós" (v. 28). Que possamos, em nossas vidas, ser provas vivas da ação poderosa do Reino, manifestando o amor, a justiça e a paz que o caracterizam.
Terceira e última ideia é:
Recomendados pelo LinkedIn
A passagem culmina com uma das advertências mais solenes da Bíblia. A blasfêmia contra o Espírito Santo. Diferente de insultar o Filho do Homem, que pode ser perdoado, resistir deliberadamente à obra do Espírito, que convence o homem do pecado e o conduz à salvação, leva à condenação eterna.
Quero aproveitar o ensejo de sua atenção até agora comigo e deixar-lhe um desafio da semana:
Amados, que esta semana seja um tempo de profunda reflexão para todos nós, faça as perguntas para si mesmo:
Qual área da minha vida demonstra divisão e incoerência com a vontade de Deus?
Como tenho sido um canal do Reino de Deus, expressando meus valores e poder em minhas ações?
Eu tenho aberto o meu coração à obra transformadora do Espírito Santo, permitindo que Ele me conduza à Verdade e à Salvação?
A minha oração contigo nessa hora é que o Senhor nos conceda discernimento para reconhecermos a Sua obra e nos guarde do perigo da blasfêmia, conduzindo-nos à plenitude do Seu Reino, em nome de Jesus, amém!
"O Espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida." João capítulo 6 verso 63.
Também te desafio assistir aos outros vídeos da série "As Perguntas de Jesus" e aprofunde seu conhecimento! Compartilhe esta mensagem com seus amigos e familiares! Deixe nos comentários suas reflexões sobre a advertência de Jesus acerca da blasfêmia contra o Espírito Santo!
Obrigado pela sua atenção, um grande abraço e até o próximo domingo para a nossa próxima pergunta de Jesus, valeu!!!
Versão Vídeo