Pernambucanos realizam excursão à Itália
Um grupo de 25 turistas pernambucanos, residentes em cidades como Garanhuns, Belo Jardim, Calçado e Recife, realizaram, no período de 10 a 18 de outubro, uma excursão à Itália. O roteiro teve início na capital italiana, Roma, seguindo para as cidades de Assis, Florença, Pisa e a Ilha de Capri, além de Verona e Veneza, no Norte do país. A excursão foi organizada por Elias Caetano, da EliasTur, e David Melo, da filial da EliasTur para Garanhuns e região. As fotografias e filmagens ficaram por conta de David Melo, jornalista do Jornal DAC Garanhuns.
ATRAÇÕES – No primeiro dia da excursão, em Roma, os turistas conheceram atrações celebérrimas, tais como a Praça Navona, o Coliseu e a Fonte de Trevi, entre outras tantas da Cidade Eterna. Em uma visita panorâmica da capital da Itália, percorrendo o Lungotevere, os pernambucanos visitaram a Porta Portese, a Pirâmide de Céstio, a Porta Ostiense, as Termas de Caracala, as basílicas de Santa Maria Maior e de São João de Latrão, a Praça Veneza, o Teatro de Marcelo, o Circo Máximo, a Boca da Verdade e terminando no Monte Capitolino. O passeio incluiu o bairro do Trastevere, na margem ocidental do rio Tibre. A programação incluiu, ainda, uma visita opcional aos Museus Vaticanos, à Capela Sistina e à Basílica de São Pedro, na Cidade do Vaticano.
No segundo dia, a excursão continuou rumo à cidade de Nápoles, que reflete o caráter do Sul da Itália, e à paradisíaca ilha de Capri, com seus promontórios e grutas. O terceiro dia foi dedicado à visita da cidade de Assis, onde o grupo visitou a Basílica de São Francisco e conheceu o passado romano da capital da Úmbria, através das muralhas, do foro e do Templo de Minerva. À tarde, os turistas foram à região da Toscana, com direito a uma visita à Galeria da Academia, em Florença, onde se encontra a famosa estátua do David, uma das obras-primas de Miguel Ângelo.
No quarto dia da excursão os pernambucanos fizeram uma visita panorâmica a pé por Florença, que contemplou atrações como a Praça da Senhoria, a Catedral de Santa Maria del Fiore (Duomo), o Batistério de São João, a Basílica de Santa Cruz e a Ponte Velha. À tarde, o grupo visitou a cidade de Pisa, onde conheceu a famosa torre inclinada, localizada na Praça dos Milagres.
A cidade de Veneza foi a atração do quinto, e penúltimo, dia da excursão. Os turistas percorreram as ilhas até a Praça de São Marcos, com um tour de orientação. Em seguida, fizeram um passeio de gôndola, animado com música. No sexto e último dia da excursão à Itália, uma parte do grupo foi realizar compras em Mestre (localidade situada em terra firme, pertencente ao município de Veneza). Nesse mesmo dia, os demais turistas pernambucanos visitaram a cidade de Verona, imortalizada pela peça teatral “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, onde fizeram um breve tour de orientação e conheceram atrações turísticas como a “Casa de Julieta” e a Praça de Bra, onde se localiza a antiga Arena Romana, utilizada atualmente como cenário para a montagem de espetáculos de ópera. No dia seguinte, 18 de outubro, todos os turistas do grupo retornaram ao Brasil, com saída a partir da cidade de Veneza.