Persistência e Resistência
Muitas vezes no decorrer de nossa vida profissional, nos deparamos com situações adversas, conflituosas, complexas e embora queiramos reagir de forma prática e definitiva, o trajeto pode ser longo e trabalhoso. É preciso decisões com o menor grau de risco possível e resultados que protagonizam a excelência e a alta performance.
Mas na verdade, o que se está em jogo hoje é a capacidade de enfrentamento, de empoderamento e de conhecimento ante aos cenários externos que surgem e que impedem o alcance efetivo dos objetivos ou metas traçados para a conclusão de qualquer ação planejada. Esta luta precisa de âncoras que serão úteis para chegar até o fim.
Minha primeira maratona foi em 2016 e confesso, não estava totalmente preparado para enfrentar 42km, mas retroceder seria mais frustante. Encarei com todas as forças que tinha e até as que encontrei no meio do trajeto, cada centímetro do percurso. E no final, percebi que trazia comigo as duas âncoras que precisava para encarar meus dilemas, minhas dificuldades, meu obstáculos e fraquezas do dia-a-dia: PERSISTÊNCIA e RESISTÊNCIA.
Cruzar a linha de chegada apesar de tudo, é a prova cabal de que a coragem, o processo decisório, a garra, a motivação e o desejo de obter resultados lhe dão subsídios para persistir e insistir. Às vezes é uma ideia, um sonho, um desejo, um projeto, uma promoção. Não importa, persista! Continue! Cada centímetro vai valer a pena!
Mas, é preciso preparo, dedicação, abdicação, conhecimento e engajamento. Quem já correu provas longas ou pratica atividades físicas de muita duração, compreende o esforço que é resistir até à última grama de força, de compreender até onde você é capaz de ir ou de suportar. Uma pressão, uma meta mais audaciosa, um conflito, um cliente de difícil lida. Tudo isso nos testará. Mas é preciso ser forte o suficiente, estar preparado o suficiente, caso contrário, ficaremos no meio do caminho.
Alinhe a persistência com suas habilidades e competências em seus projetos de vida e profissional, mas não seja imaturo ao encara-los se não for forte ou capacitado para resistir até a linha de chegada.
Sucesso sempre!
Heráclito Madeiro
CEO Os Consultores
Bacharela em Ciências Contábeis. Pós-graduanda em MBA em Auditoria e Controladoria.
6 aÓtimo artigo Parabéns, muito incentivador,assim como no artigo do meu amigo Dênis Castro, que li aqui no LinkedIn, que vem falar de resiliência.