Pesquisadora desenvolve solução sustentável para remover fosfato e amônia de efluentes
Novo estudo da engenheira Sara Abu-Obaid examina como recuperar nutrientes para uso futuro
A especialista acredita que toda a indústria da gestão de efluentes deva passar por uma mudança de paradigma. Realizando o doutorado em engenharia química e química aplicada na Faculdade de Ciências Aplicadas e Engenharia da Universidade de Toronto (Canadá) ela é especializada na fabricação de membranas para tratamento de efluentes, com foco no reuso de água e recuperação de recursos.
“Precisamos deixar de ver os efluentes como um incômodo para reconhecer seu potencial como um recurso”, diz ela. “Eles podem nos fornecer água, nutrientes, energia e outros elementos de valor que podem ser colhidas e utilizadas para avançar em direção a uma economia circular”.
Abu-Obaid, que é supervisionada por Ramin Farnood, vice-reitor de pesquisa da faculdade e professor do departamento de engenharia química e química aplicada, é a principal autora de um novo artigo publicado no Chemical Engineering Journal. O estudo apresenta uma solução sustentável para remover fosfato e amônia nos efluentes de forma a recuperar os nutrientes para uso futuro.
Seu novo método usa membranas avançadas que incorporam partículas inorgânicas para a absorção de fosfato e amônia de efluentes. Ao recuperar essas substâncias de forma econômica, o método cria uma nova fonte de materiais que podem ser utilizados pelos fabricantes de fertilizantes agrícolas.
Saiba mais sobre a solução sustentável para remover fosfato e amônia de efluentes 💧👉 : https://bit.ly/3NmdtRN