Pessimismo, incerteza e descredito em toda cadeia Logística no Brasil.
Isso mesmo !
A pouco dias um empresario e amigo entrou em contato informando que dentro da sua frota no total de 155 ativos rodoviários, 73 já estão parados por falta de serviços.
Fui para o mercado oferecer os ativos em uma empresa de Grande Porte, que Geralmente não faltam serviços, e o resultado não poderia ser o pior.
Em conversa com dois Coordenadores regionais nível Brasil de uma empresa muito conceituada, as informações que obtive e que já estavam segurando um aumento desde maio 2015, com uma leve esperança de reajuste no inicio de 2016. Porem a Diretoria da empresa determinou que envia-se emails para todos os provedores de transportes, informando que não haveria reajuste na tabela, mais sim uma redução de 10% no geral, a parti do inicio de fevereiro de 2016.
E ainda para piorar a confirmação de queda do volume em 32,7%.
Ou seja, as transportadoras seguram todos os aumentos de combustíveis, impostos e salários e não tem projeção de melhora.
Esta realmente difícil manter ativos em perfeita condições de manutenção, visto que de alguma forma é protocolado as preventivas por falta de recursos.
Muitas transportadoras, estão com veículos parados e não tem caixa para as demissões e salários.
E com os Finames e BNDS atrasados já em busca e apreensão.
E preciso agora colocar a cabeça no lugar e tentar sair vivo do outro lado desta crise. A saída de algumas empresas tem a venda de seus patrimônios que estão sendo negociados a preços bem abaixo do mercado.
Os especuladores que ainda tem recursos de investimentos estão se dando muito bem, mais até para alguns, "a grana acabou".
E difícil este momento, alguns empresários simplesmente fecham em regime de concordata e fazem entrega amigáveis dos bens.
Na linha CDC e LEASING , os bancos não estão fazendo a recuperação de bens. Como medida buscaram negociar ao máximo descontos jamais vistos com os proprietários dos veículos, porque os custos de: oficial de justiça, guincho, seguro de translado, diárias de pátios e comissões de leiloeiros são altos, sem contar que alguns valores são pagos antecipados que no final dos processos não geram resultados positivos.
As pequisas apontam que 73% dos seguros desempregos acabam antes de maio 2016, estes valores vem mantendo a base da economia.
Precisamos de abertura dos créditos, reativação dos empregos e fazer o Brasil voltar a girar.
O Brasil precisa dos Governantes, Parlamentares e Senadores voltem do recesso, com urgência e façam as devidas negociações e votando medidas necessárias, não somente eles, mas é hora dos Brasileiros propor, não deixando a cargo somente dos nossos representantes.
Sem o envolvimento de todos, o BRASIL PARA!
Emerson Carvalho.
escassessoria@gmail.com
Administrador, Mestre em Ensino Tecnológico, Especialista em Custos de Fretes na Visteon Amazonas Ltda.
9 aBem reflexivo mesmo!!
Verdade, todos estão com pé atrás não sabemos realmente onde iremos parar. Isto tudo está refletindo nessa politica suja de ladrões, e o nosso país com a imagem suja quais os empresários que terão coragem pra investir nesse buraco negro?