PESSOAS #RDSummit 2018

PESSOAS #RDSummit 2018

Entre os assuntos mais tratados no #RDSummit 2018, o presente e futuro dos seres humanos esteve em pauta na maior parte das 27 palestras que pude acompanhar. Aí vão as 5 coisas que ouvi e me chamaram mais atenção sobre pessoas:

1.    De acordo com estudo do último Fórum Econômico Mundial, em 2060 um robô será integralmente capaz de substituir as funções de um ser humano. A Inteligência Artificial avança a passos largos, mas a maioria das máquinas ainda não é capaz de executar múltiplas tarefas de uma só vez. Se jogam xadrez, não dirigem um carro, por exemplo. É a chamada Weak AI. Empatia, ética e emoção são diferenciais que dão fôlego aos seres humanos nessa corrida contra o tempo. - Martha Gabriel, PhD, professora e escritora, falou de Inteligência Artificial, Inovação e Transformação Digital.

2.    Aposte na reputação de quem escreve os conteúdos da sua empresa ou marca. Segundo o Guia de Avaliação de Qualidade do Google, textos assinados em um site ganham mais relevância nas buscas se o autor for reconhecido como verdadeira autoridade no assunto. Para isso, ele precisa ter publicações em diversas outras plataformas e não apenas no site da sua empresa. O Guia permite entender melhor como funciona o tão complexo algoritmo do maior site de buscas do mundo. – Marie Haynes, que se apresenta como uma obcecada em entender o algoritmo do Google, falou de E-A-T (Expertise, Authoritativeness and Trustworthiness, algo como especialização, autoridade e fidedignidade). Abaixo, o esquema da @ideiaclara feito ao longo da apresentação. Resumão em desenho.

3.    Pessoas acertam e erram. E é com os erros que elas mais aprendem. Num ecossistema cada vez mais veloz, não é possível esperar o produto estar completamente pronto para lançá-lo no mercado. Foram precisos 365 dias de trabalho duro, um investimento de R$50 mil tirados do próprio bolso e zero Reais de retorno para que Flávio Steffens descobrisse a importância de fazer rápido, testar e melhorar. Como é errando que se aprende, deixou de lado o projeto que não deu certo e, numa incrível guinada profissional, encontrou seu propósito, fez o site bicharia.com.br, testou e melhorou. O Bicharia é um projeto de financiamento coletivo para ajudar iniciativas de animais carentes. Em 45 dias o site foi pro ar e, após 4 anos, arrecadou mais de R$800 mil. – Flávio Steffens, atualmente um dos sócios do Vakinha.com.br, contou com muito bom humor como o fracasso pode levar ao sucesso.

4.    Priorize pessoas em sua organização. Elas devem estar antes dos processos, finanças e clientes. A “dica” é de quem entende e estuda os melhores ambientes de trabalho do mundo, o Great Place to Work. Afinal, o que as empresas mais precisam num momento de tanta transformação é inovação, e esta só vem através das pessoas. – Ruy Shiozawa, CEO do GPTW no Brasil, que deixou claro que se pessoas não estiverem em primeiro lugar na sua empresa, tem algo muito errado e que precisa ser corrigido o mais rápido possível.

5.    As pessoas querem fazer escolhas simples. E não é porque elas são preguiçosas. Num mundo com cada vez mais produtos, é natural que seu site ofereça diversas opções, diferentes pacotes de serviços e apresente muitas informações numa mesma página. Mas o comportamento na hora da escolha continua obedecendo a princípios básicos que pouco mudaram com a nossa evolução. Nosso cérebro busca de forma bem rápida as respostas para perguntas. Ao abrir uma página de compras, por exemplo, o seu cliente vai conseguir analisar no máximo 4 opções. Se ele tiver que pensar muito, vai pular fora! – Tim Ash, autor do best seller Landing Page Opitimization, que deu uma super aula de usabilidade a partir do entendimento do comportamento humano. 

Rose Pimentel

Executiva Sênior de Comunicação | Gestão de Reputação | Gestão de Stakeholders | Gestão de Crise | Comunicação interna | Digital | Influência

6 a

5 pontos para muitas reflexões e ações

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Eduardo Borges Marques

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos