“Phishing” um dos crimes cibernéticos mais praticado na internet

“Phishing” um dos crimes cibernéticos mais praticado na internet

Nos últimos anos, a tecnologia evoluiu muito trazendo melhorias, mas também facilitou a atividade criminosa, sendo possível notar um aumento considerável de crime cibernético em nosso país.

Diante de diversos crimes cibernéticos que existem, um deles é o “Phishing” (pescar) um dos mais praticado na internet, onde os criminosos enviam e-mails enganosos (com iscas) ou direcionando para websites “falsos” para “pescar” informações sigilosas das vítimas, furto de dados pessoais, como senhas ou cartão de crédito, CPF, número de contas bancárias, entre outras.

Para este crime cibernético possui diversos tipos de previsão legal podendo ser aplicados em vários artigos do Código Penal, depende das circunstâncias específicas de cada caso, para casos que consiste basicamente na prática de golpes, nos quais os criminosos enganam as vítimas para obter algum tipo de vantagem, incluindo dinheiro, podemos utilizar dos termos do art. 171 do decreto de Lei nº 2.848, de 07 de dezembro de 1940, obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento, possui pena de reclusão, de um a cinco anos, e multa, de quinhentos mil réis a dez contos de réis.

Ricardo Villas Boas Carvalho

Gerente de Contas | B2B| ITSM | CSC | IAM | SaaS

1 a

É crucial estar sempre atento e informado sobre as ameaças cibernéticas. A segurança da informação é responsabilidade de todos!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Emanuela Cruz

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos