Piracicaba, um ecossistema em expansão...

Piracicaba, um ecossistema em expansão...

A Prefeitura de Piracicaba encampou a FUMEP (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) ao perímetro do Parque Tecnológico de Piracicaba, que por sua vez disponibilizará o seu espaço físico para a criação do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação, o NAGI-HUB Piracicaba

A informação foi divulgada dia 20/04, durante assinatura da proposta que contou com a presença do prefeito Luciano Almeida, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDETTUR), José Luiz Guidotti Jr., e do diretor-executivo da FUMEP, Renato de Albuquerque Ferreira. A reunião contou ainda com participação de Euclides Libardi e Erick Gomes, representando o SIMESPI e o COMEDIC – Conselho Municipal de Expansão e Desenvolvimento Industrial e Comercial,  Fabio Gerlach, Gerente Regional do Sebrae, Henrique Amorin Neto, Integrante do APLA – Arranjo Produtivo Local do Álcool e do CONTEC – Conselho do Parque Tecnológico de Piracicaba e Pedro Chamochumbi, Gestor do Hub Piracicaba e Presidente do CMCTI – Conselho Municipal de Ciência, tecnologia e Inovação.

O prefeito Luciano Almeida lembrou que a atual Administração já havia identificado a necessidade de fortalecer o ecossistema local e sua estrutura pública de serviços de apoio à inovação, dedicando-se a integrar os elos da chamada tripla hélice, envolvendo poder público, academia e mercado. “Percebemos que a ampla e completa infraestrutura da FUMEP seria ideal para dar suporte ao núcleo de apoio à gestão da Inovação do HUB Piracicaba e contribuir para o fortalecimento do Parque Tecnológico”, disse.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Reunião que definiu a integração da FUMEP ao Parque Tecnológico Piracicaba – Foto: Maurício Cantoni – Centro de Comunicação Social da Prefeitura de Piracicaba


Jr. Guidotti destacou que a chance de crescimento contínuo e robusto do ecossistema passa necessariamente pela integração das comunidades acadêmicas e empresariais, que juntas tem potencial para incentivar a capacitação profissional e a pesquisa orientada às demandas reais, estimulando o empreendedorismo de base tecnológica e a inovação aberta de modo economicamente viável. “Nosso papel como poder público é catalisar essa aproximação”, frisou o secretário

Renato de Albuquerque Ferreira, Diretor-Executivo da FUMEP, disse que o Campus da instituição conta com 226 mil m² e integrará ao Parque 42 novos laboratórios, 11 anfiteatros, salão nobre, ampla biblioteca, complexo esportivo, cantina, restaurante, academia ao ar livre com pista de caminhada e estacionamento com 1.200 vagas. Segundo o professor, trata-se de um espaço que é uma conquista municipal, que abriga uma comunidade acadêmica forte e que deve ser ativada em sua máxima potência para atender ao desafio de acelerar a inovação em Piracicaba e Região Metropolitana.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Vista do Campus FUMEP – Área integrada ao perímetro do Parque Tecnológico. Foto: FUMEP

"Com a integração do Campus da FUMEP ao sistema local de inovação e ao Parque Tecnológico todo ecossistema cresce, pois será possível promover atividades conjuntas de extensão e capacitação profissional para inovação, a realização de desafios e maratonas de tecnologia; a atração e incubação de novas empresas de base científico-tecnológica, suportando parcerias focadas em pesquisa inovativas orientadas para desenvolvimento, manufatura e prototipação ágil nos seus mais de 40 laboratórios de diferentes áreas da engenharia. Unindo assim os cientistas, empreendedores inovadores e demandantes da indústria aos fornecedores de serviços de apoio à Gestão da Inovação".  destacou Pedro Chamochumbi, agente de inovação da Semdettur, Gestor do Hub Piracicaba e Presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI). Para ele a iniciativa tende também a acelerar o desenvolvimento de novas verticais estratégicas para o ambiente de inovação e negócios de Piracicaba e Região Metropolitana, como a tecnologia da informação e a construção civil.


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Luciano Almeida no momento da assinatura da proposta de expansão do Parque Tecnológico de Piracicaba. Foto: Maurício Cantoni – Centro de Comunicação Social da Prefeitura de Piracicaba

Entre os serviços previstos a serem oferecidos  NAGI-HUB Piracicaba na FUMEP em integração com a Gestão do Parque Tecnológico de Piracicaba estão: ensaios laboratoriais, prototipação ágil, prova de conceito, manufatura básica, manufatura avançada, engenharia de processos, design de produtos, validação tecnológica, cursos de capacitação, programas de inovação aberta, apoio à pesquisa inovativa. Além da oferta de novos espaços para incubação de empresas inovadoras.

A iniciativa já conta com apoio do SIMESPI, que terá papel fundamental no levantamento de dados junto à Industria para identificação dos serviços, soluções e profissionais mais demandados em nossa região. Sendo portanto o elo direto com o mercado e responsável por orientar os processos de pesquisa inovativa, desenvolvimento, validação das inovações e capacitação profissional a serem executados para continuarmos a gerar capital intelectual e mão de obra especializada, que permitam desenvolver oportunidades e ampliar a empregabilidade em Piracicaba e Região Metropolitana.

O Parque Tecnológico de Piracicaba

Como política pública e território de inovação o Parque Tecnológico de Piracicaba está consolidado e reconhecido como um caso de sucesso entre os parque tecnológicos do Estado de São Paulo. Gerido pelo APLA - Arranjo Produtivo Local do Álcool desde sua fundação, hoje o Parque abriga os principais ambientes de inovação do Brasil e da América Latina dedicados ao agronegócio. O Núcleo Público do Parque conta atualmente com 21 empresas residentes, organizações maduras que se destacam no movimento AgTech com suas inovações de base cientifico-tecnológica.

Com área total de 2,2 milhões de metros quadrados o perímetro atual do Parque já abriga os principais protagonistas do Vale do Piracicaba, a ESALQTec - Incubadora Tecnológica da Esalq USP e instituições publicas de ensino como a Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo), o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), a gigante Raizen, os mais reconhecidos hubs de inovação do Brasil como o AgTech Garage, Pulse, Avance Hub, Instituto Brasileiro de Bioenergia e Agronegócios (IBBA), o Gazebo lançado pela Koppert Biological Systems, o Hub Piracicaba, Plataforma Municipal de apoio a inovação lançada pela SEMDETTUR em 2021 e o Pecege que ainda em 2022 deve inaugurar sua nova sede. Segundo Flávio Castellari, Diretor executivo do APLA e Gestor do Parque Tecnológico de Piracicaba, mesmo durante a Pandemia o Parque seguiu crescendo significativamente, com investimentos públicos e privados que somam mais de R$ 20 milhões, e agora se prepara para oferecer novas estruturas para acolher novas empresas de base tecnológica e seguir tracionando o ecossistema do Vale do Piracicaba.  

Venha inovar em Piracicaba 🚀

Conheça a FUMEP

Saiba mais sobre o Parque Tecnológico de Piracicaba



Thiago Salgado, CCA

Board member,CCA | Business Strategist | Family Business | Founder FAMILIA S.A

2 a

Parabéns pelo trabalho Pedro Chamochumbi !

Thiago Salgado, CCA

Board member,CCA | Business Strategist | Family Business | Founder FAMILIA S.A

2 a
Cesar Vendrame

Empreendedor na area de Recursos Humanos

2 a

Com certeza seu trabalho e paixão foram fundamentais para esse movimento de transformação e inovação para nossa cidade e região, parabéns meu irmão, forte abraço!!!

Parabéns Pedro pelo trabalho desenvolvido

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos