Pivotando o negócio.
Nó episódio anterior falei sobre o início da iv2, do momento da abertura da empresa em 2007, e dos meus primeiros passos como empreendedor.
A iv2 se especializou nos anos seguintes, como uma consultoria em implantação de sistemas ERPs, isto foi até 2013, ou seja 6 anos. Nosso objetivo era prospectar novos clientes para venda dos ERPs, fazer a venda do serviço e entregar o projeto.
Em 2013 ocorreu uma pivotação do negócio, para quem nunca ouviu este nome, pivotar um negócio, significa mudar os objetivos da empresa, no caso da iv2, em 2013 ela foi convidada pela Totvs para trabalhar com uma nova plataforma recém chegada no portfólio deles, chamada Fluig. Vários canais e franquias da época foram convidadas para aprenderem a plataforma e poderem seguir com a venda e implantação. Poucas aceitaram, a iv2 encarou o desafio.
Aqui vai o aprendizado de um novo negócio. Até então estávamos em um business já bastante consolidado no Brasil, o de implantação de ERPs nacionais, o Fluig era novo, acabou de chegar, isto significava que o mercado poderia ser conquistado ainda, não tínhamos players prontos para venda e implantação. Este poderia ser uma boa oportunidade para crescer. Mas naquele momento, este negócio era apenas uma aposta de alto risco.
Mas todo negócio novo na área Tech requer MO especializada, e isso era algo ainda em preparação, tínhamos poucos especialistas nesta plataforma. E tratava-se de uma plataforma de automação de processos, teríamos que formar os consultores antes de vender.
A iv2 fez isso, preparou uma academia interna chamada de universidade iv2. Este foi inclusive a semente de nossa futura EdTech que falarei mais para frente, chamada de facul iv2. Aproveitamos todo o conhecimento de negócios que adquirimos durante o período de implantação de ERPs, e convertemos para automação de processos. Treinamos muita gente boa nesta ferramenta, muitos consultores que estão neste mercado passaram por aqui, tenho muito orgulho desta jornada. Entregamos mais de 1.000 projetos de automação de processos em um período de 8 anos, isto ocorreu até 2021 com esta plataforma. Nos consolidamos como o maior canal brasileiro de entrega de projetos Fluig. Conquistamos clientes em quase todos os estados brasileiros. Foi uma jornada sensacional.
Aqui vale o pensamento de empreendedorismo desta série. As vezes o foco em um novo business, funciona melhor que o investimento em um business já consolidado. No meu caso, consegui fazer o Break Even deste negócio no 2o ano de investimento. Foi uma boa aposta.
Owner in 4MAKE Owner in INBrokers
1 mTopíssimo!!
Liderança | Medical Devices | Mentoria de Carreira em Saúde | Conselho Consultivo
2 mInteressante este ponto Vlamir Ienne. Eu e o Roberto Hanzi estamos neste momento. Bora marcar um papo em breve para trocar ideias?
Diretor de Consultoria e Auditoria na Tracker Segurança da Informação
2 mParabéns Vlamir, tema muito interessante.