PIX do BACEN um serviço inovador que proverá meios de pagamentos instantâneos no Brasil a partir de novembro
https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pagamentosinstantaneos

PIX do BACEN um serviço inovador que proverá meios de pagamentos instantâneos no Brasil a partir de novembro

Serviço inovador possibilitará que o dinheiro vá de uma conta para outra em poucos segundos, todos os dias e horários, inclusive feriados, inclusive entre contas de diferentes instituições e a partir de um rápido clique no seu smartphone. Pensando nisso, abaixo trazemos um relato com informações e um pouco mais de detalhes sobre o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) para Pagamentos instantâneos em uma nova experiência para o usuários de serviços de pagamento: o PIX.

A MARCA PIX

Lançada pelo Banco Central em 19/02/2020, com foco em pagamentos e transferências, estará disponível a partir de novembro, sendo alternativa para efetuar transações, além dos modelos tradicionais já existentes, como TED, DOC, boleto, cheque e cartões, entre pessoas, empresas e entes governamentais.

O papel do Banco Central (BC): O BC liderou essa construção, através do grupo denominado GT Pagamentos Instantâneos, que encerrou seus trabalhos 21/12/2018, com a divulgação do Comunicado nº 32.927 e do documento com os requisitos fundamentais para o ecossistema de pagamentos instantâneos brasileiro. O BC instituiu o Fórum para assuntos relacionados a pagamentos instantâneos no âmbito do SPB – Fórum PI, que conta com cerca de 220 instituições participantes. Em agosto de 2019, o BC atualizou os requisitos fundamentais para o ecossistema de pagamentos instantâneos brasileiro, com a divulgação do Comunicado n° 34.085.

Imagem: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pagamentosinstantaneos

Imagem: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pagamentosinstantaneos

AS TRANSAÇÕES

Será pela plataforma única que fará a liquidação das transações realizadas entre diferentes instituições participantes (SPI) e pelo diretório de identificadores de contas transacionais que armazenará as informações das chaves ou apelidos que servem para identificar as contas dos usuários recebedores (DICT). Com o avanço do desenvolvimento do SPI, o BC divulgou por meio do Comunicado n° 34.836, em dezembro de 2019, o cronograma de disponibilização de ambiente de homologação e os critérios de participação nos testes para fins de liquidação de pagamentos instantâneos. Todas as instituições financeiras e instituições de pagamento com mais de 500 mil contas de clientes ativas, considerando as contas de depósito à vista, as contas de depósito de poupança e as contas de pagamento pré-pagas, serão obrigadas a participar do PIX

OBJETIVOS E REGRAS GERAIS:

Como principal meta, o BC quer gerar com essa iniciativa uma maior competição no mercado de pagamentos de varejo, com redução de custos e por consequência a melhoria na qualidade dos serviços.

Para realizar uma transação de pagamento e/ou transferências através do PIX, o pagador e o recebedor devem ter conta em um banco ou fintech, podendo ser além da conta corrente, uma conta de pagamento ou poupança, sendo o montante financeiro transferido e liquidado de imediato (na conta do solicitante), com liberação dos recursos em poucos segundos na conta do recebedor.

Como facilidade e melhor experiência na realização das transações, os clientes em geral poderão realizar as suas transações de transferência e pagamento por meio de QR Code ou a partir da inserção de informações simples como número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ (tecnicamente chamadas de chave ou apelido). O objetivo é de que a realização de um pagamento instantâneo seja tão fácil, simples, intuitiva e rápida quanto realizar um pagamento com dinheiro em espécie, também, por meio de tecnologias que permitam a troca de informações por aproximação, como a tecnologia de comunicação por campo de proximidade (Near-Field Communication - NFC)

Imagem: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pagamentosinstantaneos

Imagem: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pagamentosinstantaneos

QRCode (Quick Response Code)

O Código QR é um código de barras bidimensional, que surgiu na indústria automotiva japonesa que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera ou aplicativo de leitura específico. Para transações, o BC estabeleceu dois tipos: estático (para múltiplas transações e permitirá a definição de um valor fixo para um produto ou a inserção do valor pelo pagador) e dinâmico (será de uso exclusivo a cada transação e permitirá a inserção de informações adicionais, o que facilita a conciliação e automação comercial).

Outro ponto importante, o sistema permitirá o recolhimento de taxas da União: com a participação da Secretaria Nacional do Tesouro, será possível que cidadãos brasileiros façam seus pagamentos/recolhimentos com uma melhor experiência.

O PIX é uma marca única e imprescindível para que os usuários identifiquem de uma forma clara e inequívoca o sistema, facilitando assim o entendimento e adoção do instrumento de pagamento e transferência.

Uma informação importante, existem medidas que impõem a obrigatoriedade de oferta desse serviço aos maiores agentes do mercado farão com que o PIX chegue a uma maior parcela da população e o prazo para adequação é o mesmo de lançamento da marca (novembro/2020).

Tem dúvidas, ou deseja falar mais sobre o tema, entre em contato conosco na OPAH e colocaremos nosso time de especialistas para te apoiar nesse momento de grande inovação para o nosso país.


Fonte: https://www.bcb.gov.br/detalhenoticia/413/noticia

Fonte: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pagamentosinstantaneos

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos