PLAN-LIFE - UM min pra fazer acontecer.
Na série Plan-Life de hoje, vamos falar de Planejamento produtivo e sobre a arte de fazer acontecer. A arte de fazer acontecer é a adaptação para português do método criado por David Allen GTD (Getting Things Done).
O GTD baseia-se no princípio de que devemos esvaziar a nossa memória das tarefas e registá-las externamente, por meio de CINCO PASSOS simples que se aplicam dar ordem ao caos e fornecer-lhe o espaço e estrutura para ser mais criativo, estratégico, e focado. Dessa forma, a mente está liberta do trabalho de se lembrar de tudo o que tem para fazer, para se concentrar em realizar as tarefas/ações.
PLANEJAMENTO SEMANAL
Os cincos passos faz parte da metodologia GTD, mas o que vai fazer dar certo é a revisão semanal.
Planejar a semana é mais eficaz que planejar o mês ou o dia. Em um mês, as prioridades mudam muito rápido, enquanto que, se planejarmos todos os dias, perderemos muito tempo nisso e tenderemos a focar no que for urgente, perdendo a visão e foco.
Você deve separar um par de horas em algum dia da semana para fazer isso. O David Allen recomenda que você faça na sexta-feira, pois sua mente ainda está fresquinha com os acontecimentos da semana. Eu gosto da sexta e faço pela manhã, pois ainda tenho o período da tarde para lidar com outras pendências.
Vamos começar?
A ideia é que você analise a semana que vem a seguir, todos os seus compromissos, para saber onde investirá o seu tempo e como encaixar as ações relacionadas a projetos. Siga os passos:
1 - CAPTURE
Use numa bandeja de entrada, bloco de notas, lista de digital ou gravador de voz para capturar tudo o que tem a sua atenção,verifique sua agenda para a semana seguinte. Veja se todos os compromissos da semana que vem estão inseridos lá (reuniões, consultas, deslocamentos, encontros, jantares, almoços com pessoas, festinhas e tudo o mais que tiver data e hora). Feito isso, verifique quanto tempo você tem disponível em cada dia, tanto no horário comercial quanto nas outras horas. Garanta que cada dia tenha um tempo reservado para imprevistos – de 2 a 3 horas, pelo menos. Ou seja, cada dia, dentro do horário de trabalho, deve ter de 2 a 3 horas livres para atender demandas de última hora e imprevistos. É claro que, se você tiver um dia cheio de reuniões, não há o que fazer. Porém, se você tem os dias livres, lembre-se de deixar sempre essa margem para imprevistos.
Havendo alguma dúvida e precisando de ajuda, me deixe saber.
Amanhã tem mais outro passo do dia, até!