Planejamento 2021: sério isso?
Quando começamos a pensar aqui no Runrun.it sobre o planejamento 2021, me veio a mente uma frase dita pelo ex-presidente americano, Dwight D. Eisenhower: “O plano não é nada, mas o planejamento é tudo".
Por conta de todas as crises (social, econômica, política ou de saúde) geradas ou agravadas pelo coronavírus, 2020 foi um ano de muitos desafios e incertezas e creio que 2021 não será diferente. Portanto, acredito que essa frase traduz bem o sentimento que temos ao elaborar as estratégias para o próximo ano.
Inclusive, você pode até ser perguntar: “Será que vale mesmo a pena construir um planejamento para 2021?” Sim. Como eu sempre fiz? Não.
O exercício de planejamento te força a explicitar premissas e a declarar o relacionamento entre as variáveis. Por exemplo: Para crescer 25%, a empresa precisaria adicionar R$X mil de faturamento, o que implica em trazer N novos clientes ao ticket médio de Y. Qual o volume de prospects (leads) e taxas de conversão necessárias para fazer isso? Minha equipe dá conta? E como isso funciona no tempo? E assim você vai jogando luz em diferentes aspectos da sua operação.
Além disso, o plano te ajuda a entender se você está caminhando na direção correta e quais mudanças precisam ser feitas para alcançar os seus objetivos. Estamos indo bem ou mais ou menos? Sem uma métrica objetiva contra a qual se avaliar, você pode terminar em uma conversa furada, sujeita aos humores e impressões do momento.
Entretanto, o planejamento 2021 precisa ser ágil, flexível e adaptável. Então, ele vai precisar ser pensando em outros moldes. Por isso, trago neste texto alguns itens importantes para você incluir no seu planejamento para o próximo ano.
O primeiro deles é que você vai precisar começar com uma reflexão, cujo principal objetivo é elucidar os pontos abaixo:
- Qual o propósito da sua empresa existir?
- Por que ela merece um lugar ao sol?
- O que você demonstraria que você está fazendo progresso nessa direção?
Essas perguntas serão fundamentais em 2021, porque a missão da sua empresa dificilmente é afetada por variáveis externas, justamente porque ela reflete o sentimento mais puro, a razão de existência do seu negócio e, sendo ele socialmente relevante, basta incorporá-lo às suas ações. Até mesmo porque, as pessoas passaram a consumir também, junto com os produtos e serviços que você oferece, os valores da marca.
A conclusão a qual você chegar sobre esses itens vai te levar ao desenvolvimento da estratégia e no estabelecimento de objetivos, que te ajudam a verificar se você está fazendo progresso.
Já há alguns anos nós utilizamos a metodologia OKR (objetivos e resultados-chave) aqui no Runrun.it para nos planejarmos e em 2021 não será diferente! O interessante dessa metodologia é que a flexibilidade já nasce incorporada na sua dinâmica. Ela requer revisões e fechamentos parciais, o que vai permitir incorporar novas informações e se adaptar aos eventos externos, que estão fora do nosso controle.
Além disso, é importante ter em mente os seguintes tópicos:
- Opte por OKRs trimestrais (ou com a periodicidade pertinente ao seu negócio);
- Escolha objetivos qualitativos;
- Defina resultados-chave quantitativos e mensuráveis;
- Faça revisões e fechamentos parciais de forma periódica;
- Inclua as equipes no processo de definição dos projetos.
Agora que você já está com as estratégias para os próximos meses definida, em breve será o momento de colocar em prática todos esses projetos. Para isso, independente de a sua equipe estar atuando de forma 100% remota ou híbrida, frameworks ágeis vão te ajudar a garantir que o time não está se afogando nas demandas.
As dailys, ou reuniões diárias, são grandes aliadas dos líderes na hora de reforçar aquilo que é prioritário para a equipe, identificar gargalos - que podem ser de retrabalhos, ou aprovações externas, por exemplo - ou se algum membro precisa de ajuda para completar uma determinada tarefa.
Isso acontece porque durante a reunião, que geralmente acontece no ínicio do dia e dura cerca de 15 minutos, todos os membros da equipe compartilham o que fizeram ontem, o que pretendem fazer hoje e se existe algum impedimento.
Assim, se os líderes perceberem que existe alguém que está preso em alguma tarefa há muitos dias além do normal, fica mais fácil jogar o colete salva-vidas e escalar alguém do time para ajudar! Esses primeiros minutos do dia são fundamentais para que gestores e suas equipes possam se comunicar, mantendo o trabalho sempre alinhado.
O ano de 2021 se aproxima cheio de incertezas, porém, ainda existem táticas que podemos adotar para que o caminho seja menos árduo. Se você já começou a se planejar para o próximo ano ou tem algum dica que pode ajudar outros gestores, convido você a compartilhar comigo nos comentários!