Planejamento em tempos de incerteza: uma iniciativa valiosa para a perspectiva do ser humano
A pandemia do novo coronavírus tem trazido uma série de dificuldades e desafios para cada ser humano enfrentar no seu dia a dia. E entre tantas dificuldades mais óbvias, como a crise na saúde, a retração do crescimento econômico, a queda no consumo, na prestação de serviços, na produção industrial, a redução de empregos e a crise social, um ponto que gostaria de refletir com você aqui é a incerteza acerca do futuro. Sim, está muito difícil fazer previsões e olhar para um horizonte a se alcançar. A incerteza pode causar em muitos aquela sensação de ansidedade, tão ruim para nós seres humanos, que necessitamos de uma visão para o futuro.
No trabalho percebi os times assustados e desmotivados com essa incerteza e falta de perspectiva. E é aqui que entra uma iniciativa que encontramos com nossos times para lidar com tudo isso: planejar a retomada pós-pandemia. Mesmo com um horizonte incerto, iniciamos a construção de um Plano de Retomada. E para fazer sentido e poder efetivamente trazer resultados para toda a organização, a construção do plano está sendo coletiva, envolvendo a participação do maior número possível de colaboradores. Logicamente, houve um alinhamento inicial de expectativas com nossa Diretoria. A partir desse alinhamento, seguimos a construção: fizemos pesquisas, diversas sessões de brainstorming, desenhamos modelos de negócio e agora estamos chegando ao fechamento de metas a alcançar com esse plano.
Um ponto de atenção nesse processo está sendo o cuidado com a frustração dos times. Afinal, temos o cenário de incerteza e é preciso deixar a equipe preparada para que algumas ações propostas no plano não sejam bem sucedidas por uma série de razões. Mas, o fato é que, independentemente de ser possível alcançar os objetivos que estamos traçando com esse plano, o processo de planejar está sendo enriquecedor e motivador para todos os envolvidos. Acredito que o maior ganho dessa inciativa será justamente o caminho que estamos percorrendo juntos, do que o destino final que alcançaremos.
Especialista Seguro Garantia na GemAway Seguros | Desenvolvimento Estratégico de Negócios, Gestão de Seguros
9 mStéphanie, obrigado por compartilhar!
Propagandista médico |Laboratório Bagó
4 aParabéns pelo artigo, ficou muito bom!
Gestor SESTSENAT São Carlos
4 aMuito bem pensado, Stephanie! É preciso ter coragem, inquietar-se, planejar e vislumbrar/envolver/fazer com o time!
Gestão Operacional | CSC | Facilities | Patrimônio | Compras | Frota de Autos
4 aQuem não fica mais satisfeito e tranquilo quando nos dão a oportunidade de “fazer parte das decisões”. O caminho é este: envolver toda a equipe.