Planejamento Estratégico, Gestão de Riscos e Tomada de Decisão - Qual a sua importância?
Conceituando o Planejamento Estratégico
Para entender o que é Planejamento Estratégico, é preciso compreender que esse termo se refere a um processo sistêmico de criação e execução de uma estratégia para alcançar objetivos dentro da organização, definindo metas e indicadores. Normalmente, ele contempla as declarações de visão, missão da empresa e um plano que contenha as ações necessárias para alcançar objetivos de curto, médio e longo prazo.
“Planejar nada mais é do que criar um plano para alcançar determinado objetivo. E a estratégia? Seria como uma arte de explorar as melhores condições para chegar também a um objetivo”
É um trabalho sistêmico e contínuo, no qual todas as ações envolvidas nesse processo seguem um plano determinado, mas muitas vezes podem ser conduzidas e alteradas levando em consideração os resultados obtidos referentes a essas ações.
"quanto mais tempo é dedicado para as estratégias, menos tempo gastamos no meio operacional".
Planejar é uma ferramenta para qualquer empresa que deseja se preparar com antecedência para várias situações, se tornando proativa ao enfrentar seus desafios. Principalmente em um ambiente tão volátil como o mundo dos negócios, otimizando recursos disponíveis, tomando decisões com mais assertividade que impactam positivamente os resultados e o crescimento do negócio.
“a essência da estratégia está em escolher o que não fazer” (Michael Porter)
O uso de metodologias especializadas é essencial para criar e seguir suas metas, impulsionando na direção certa. Existem várias ferramentas que auxiliam: Destaco o SWOT e OKR.
SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats) que significa em português: Força, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças: Método de planejamento que engloba a análise de cenários para tomada de decisões.
As Forças e as Fraquezas estão relacionadas ao ambiente interno da empresa e englobam o desenvolvimento dos processos e suas vantagens e desvantagens sobre seus concorrentes. Oportunidades e as Ameaças são fatores externos, nos quais estão incluídos a confiança dos dados, as reduções de erros e todos os aspectos positivos e negativos em relação às vantagens competitivas.
OKR (Objectives and Key Results) poderosa ferramenta que utilizada na gestão e comunicação são eficazes, auxiliando na criação de foco e alinhamento da equipe em torno de um objetivo desafiador.
Esse benefício traz resultados dentro e fora da empresa. Mantendo uma comunicação transparente, deixando claras as posições em suas políticas e atividades, a empresa ganha mais respeito e destaque fortalecendo assim sua cultura.
De modo simplificado, pode se dizer que é uma fórmula para definir metas sendo como “Eu vou” (Objetivo) “medido por” (conjunto de resultados-chave).
Recomendados pelo LinkedIn
Metas e Objetivos
São elementos que identificam de forma clara e precisa o que a empresa deseja e pretende alcançar. A partir dos objetivos e de todos os dados levantados são definidas as metas. A meta estratégica é o objetivo a ser alcançado ao final do plano estratégico.
“O planejamento estratégico tem como objetivo, de forma ampla, orientar e, quando necessário, reorganizar a empresa na busca por melhores resultados.”
Em momentos de turbulência, exemplo a pandemia do COVID-19 desencadeou mudança nos hábitos, obrigando empresas a revisitarem suas estratégias, sob pena de simplesmente desaparecerem. Tomar medidas de forma rápida garante que as consequências não sejam tão negativas ou que o quadro não se agrave a ponto de comprometer a empresa.
A importância da Gestão de Riscos
As organizações empresariais diariamente precisam tomar diversos tipos de decisões, e neste cenário de Governança Corporativa, um quesito sempre analisado são os riscos atrelados a essas decisões.
A Gestão de Riscos tem se mostrado cada vez mais importante para a sobrevivência das empresas. E tem a finalidade de especificar os controles, estrutura, tipologia, criticidade, a matriz e níveis de riscos entre outros. Identificar e conhecer os riscos existentes é uma necessidade que deve fazer parte da rotina organizacional.
Se uma organização possui uma boa Gestão de Riscos, quando um problema acontece, ela terá todas as ferramentas, informações, profissionais e até mesmo o tempo ao seu favor, evitando que um problema pequeno, muitas vezes, tome proporções ainda maiores.
A importância da Gestão de Riscos
Sabemos que para exercer uma boa liderança, um dos pontos fundamentais é ser capaz de decidir quais são as melhores estratégias e isto requer uma enorme responsabilidade. Há decisões que desempenham um papel de menor relevância em nosso dia a dia, devido ao seu baixo grau de complexidade e impacto na cadeia de nossas atividades.
Quando falamos de negócios, podemos aplicar a mesma lógica aos processos decisórios. Se alguns deles, nos exigem pouco preparo, outros nos demandam atenção e cálculo, uma vez que uma decisão errada pode trazer impactos consideráveis no que diz respeito à sobrevivência e lucratividade do negócio. Cada escolha se desdobra em uma consequência, seja positiva ou negativa e seu impacto nos negócios tende a ser enorme.
“Toda decisão acertada é proveniente de experiência. E toda experiência é proveniente de uma decisão não acertada.” (Albert Einstein)
A Tomada de Decisão implica em grande responsabilidade e é essencial para a gestão do negócio. Decisões estruturadas e planejadas são fundamentais para o crescimento e o sucesso de uma organização.
O processo de decisão é contínuo e combina uma junção de conhecimentos, habilidades e experiência. Deve ser trabalhado constantemente e ter seus riscos analisados para que os problemas sejam solucionados da melhor forma possível.
A decisão por tomar uma ação específica exige que os resultados sejam observados para, então, definir quais mudanças na estratégia devem ser adotadas.