Planejamento Estratégico não é Marketing
É muito comum as pessoas confundirem Planejamento Estratégico com Marketing.
Ele pode até vir do Marketing ou contar com a ajuda do Marketing, mas não é Marketing.O Planejamento Estratégico é como se fosse a carta magna de um país. É o que rege uma empresa permeando todos os departamentos e tem de vir da pessoa que toma a decisão, que podem ser os sócios ou um gestor profissional.
O Planejamento Estratégico vai definir como a empresa irá funcionar:
- Para onde ela vai;
- Para quem ela vai vender;
- Com quem ela vai falar;
- Como ela vai se relacionar;
- Quais recursos serão utilizados;
- Como a receita gerada será investida e como vai trabalhar para o bem dos sócios, para o bem dos funcionários e para o crescimento da empresa.
Então, as bases do Planejamento Estratégico, estão de cima para baixo. Ou seja, qual o propósito desta empresa existir? O que fazemos, não é a primeira coisa.
É por que fazemos, como fazemos e o que fazemos.
Recentemente eu vi um vídeo bastante inspirador, que falava sobre isso. Um dos exemplos que eles davam, era o da Apple, que é bastante conhecido.
E na verdade o "por que" era algo muito inspirador e só no final que eles diziam que são uma empresa de tecnologia ("o que"), fabricante de computadores e outros devices.
Mas, se eles dissessem logo de cara, que é isso que eles fazem, seriam mais um, não é?
Então, comece pelo por quê?
- Por que você acorda todos os dias de manhã para fazer o seu trabalho; para ir para a sua empresa; para dirigir os seus negócios.
- Com quem você conta? Quem são as pessoas chave na sua empresa?
- Quais são os departamentos mais importantes?