Planejamento estratégico pessoal: uma técnica que auxilia a transformar sonhos em realidade.

Planejamento estratégico pessoal: uma técnica que auxilia a transformar sonhos em realidade.


Normalmente na transição entre os anos nós tendemos a ficar muito reflexivos sobre aquele que passou e também sobre futuro e com isso traçamos planos e metas para realizar no período seguinte. E aí nesse momento alguns questionamentos surgem, como por exemplo: por que não consegui realizar as metas do ano anterior? Se eu tivesse me planejado melhor teria conseguido? O problema foi o tempo para executar? Qual conquista eu desejo alcançar no próximo ano? Se você assim como eu faz esses questionamentos e sempre entra numa grande busca de autoconhecimento como alicerce para construção da prosperidade na busca pelos seus objetivos, o pensamento também estratégico para alcançar seu propósito talvez seja a resposta.

Como estudante de engenharia química da UFRN e membro de algumas entidades da da instituição, como o Programa de Educação Tutorial e o Centro Acadêmico de Engenharia Química, as quais fazem com que eu tenha que organizar bem meu tempo e meus objetivos para que eu possa realizar minhas atividades, me peguei pensando que mesmo com muitas ambições (pessoais, acadêmicas, profissionais, financeiras etc.) conseguia transformar poucas delas em realidade. Foi aí que me ocorreu que, organizações, sejam elas públicas, privadas, sem fins lucrativos ou até entidades da universidade normalmente conseguem ter seus planos alcançadas através do destrinchamento de suas metas, com planos de ação e seu posterior acompanhamento feito por meio do planejamento estratégico.

Nesse contexto, apesar de parcialmente familiarizada com a técnica do planejamento estratégico, uma vez que ela está presente nas entidades que faço parte, comecei a me interessar e pesquisar mais sobre o assunto. Então, percebi que seria nada mais que coerente, como futura engenheira e possivelmente gestora de projetos e equipes, desenvolver um planejamento estratégico pessoal, uma ferramenta tão utilizada em organizações, para que os meus sonhos e ambições, sejam eles familiares, profissionais, financeiros, de saúde, lazer etc. tornem-se realidade dentro do prazo desejado. Aí então vem a pergunta chave, como posso fazer isso?

Bem, para isso você deve seguir alguns passos que explicarei a seguir:

1- Se conhecer para crescer: Para que você possa planejar sua vida em busca de equilíbrio e realizações precisa, primeiramente, se conhecer muito bem. Assim, antes de qualquer coisa, você deve estabelecer qual sua missão, ou seja, qual seu propósito de vida, quais são seus desejos e objetivos mais sinceros e sobre quais valores - pelo menos três crenças que você acredita que faz você ser quem é - esses objetivos se tornarão reais.

Por exemplo: 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Aliado a isso, você deve conhecer bem seus pontos fortes e fracos, refletir sobre os pontos internos e externos que podem facilitar ou não seu desenvolvimento, para isso, recomenda-se a execução de uma análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats - traduzindo: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), a qual é feita em forma de matriz e está explicada na imagem a seguir. Se você sentir dificuldade em realizá-la sozinho, pode fazer uso da sua rede de apoio, amigos, colegas de trabalho e familiares, pessoas que conhecem bem suas características, para enriquecer essa jornada de autoconhecimento. 

Então, a matriz é organizada da seguinte forma e essas são algumas perguntas que podem ser feitas em cada um dos quadrantes da matriz.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Para você entender melhor, fiz uma pequena matriz como exemplo relacionada principalmente a parte acadêmica, como você pode ver a seguir.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Além disso, você pode usar de testes de personalidade para ajuda nessa busca de autoconhecimento e reconhecimento de pontos fortes e fracos.

2- Definição de metas e objetivos mensuráveis : Agora você conhece seus pontos fortes, fracos, quais oportunidades podem te auxiliar e quais as ameaças estão nesse caminho, então a partir disso você pode traçar o que você pretende atingir, ou seja, quais seus objetivos, a que devem se destinar seus esforços e em seguida determinar os passos, também quantificáveis para se chegar ao seu objetivo, ou seja, sua meta

A forma como você vai construir e executar suas metas e objetivos pode ser feita por diversas metodologias, como a de Objectives and Key Results (OKR) e a que irei destacar, Must win battles, uma metodologia dinâmica que envolve um cenário de batalhas, uma representação mais situacional dos seus objetivos e quais os ataques (metas) necessários para atingir seu objetivo ou, como diz a metodologia, para ganhar a batalha. Você pode dividir o controle destes ataques por bimestre, trimestre ou anualmente, tornando mais fácil a construção do plano de ações.

Exemplo:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

3- Planos de ação e acompanhamento: Estabelecidos seus objetivos e metas você precisa agora destrinchá-los em ações, ou seja, aquilo que você vai precisar fazer para alcançar sua meta, determinando o prazo de cada uma delas. Se você for uma pessoa um pouco mais metódica pode estabelecer estas ações através da metodologia 5W2H, explicada neste artigo pela PETiana Izabele.

Se você for um pouco mais desapegado de metodologias pode desenvolver uma tabelinha como mostrada abaixo para elaborar seus planos e acompanhá-los. Nela, você tem a liberdade definir quando as ações serão realizadas e também podem acompanhar quantos treinos foram realizados em cada semana, por exemplo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Além disso, como todas essas ações irão culminar em um resultado você deve criar indicadores para monitorar estas suas ações, isto é, se sua ação for quantificável, estabelecer valores para determinadas datas, para que possa acompanhar o desenvolvimento, caso seja não quantificável, criar lembretes para execução destas.

Assim, você pode usar de algumas ferramentas para te auxiliar nesse processo, como o aplicativo ASANA, o Google Keep, Google Sheets, entre outras, que permitem a atualização diária das suas ações, facilitando o acompanhamento.

E aí, deu pra entender como fazer seu planejamento estratégico pessoal? Espero que sim! Caso contrário a internet contém uma riqueza de materiais sobre o assunto que você pode usufruir de forma livre e gratuita. Mesmo que esta seja uma ferramenta que trabalha com predições para o futuro e o nosso no momento esteja um pouco incerto (quem poderia imaginar que estaríamos vivendo uma pandemia, não é mesmo?) você pode usá-la para tornar sua quarentena mais produtiva, executando ações com um maior intervalo de tempo e até mesmo se especializando naquilo que comumente você não poderia se dedicar tanto assim.

Samilly Oliveira

Engenheira de Planejamento | Engenheira Química | Processos | Brava Energia | Mercado de Gás

4 a

Incrível, Marina!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marina Lima

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos