Planejamento patrimonial para aposentados e famílias maduras
O que acontece quando os filhos crescem e não dependem mais dos pais? O planejamento patrimonial para famílias maduras e aposentados pode trazer à tona uma série de questões, incluindo a dinâmica e a harmonia familiar. Uma das conversas mais difíceis é sobre a distribuição justa ou igualitária de ativos.
Antes de começar a colocar um plano em prática, sempre incentivamos uma conversa aberta e uma reunião familiar entre pais e filhos para fornecer o exato contexto por trás das decisões e, portanto, minimizar as surpresas, fornecendo uma oportunidade para expressarem suas preocupações.
- Faça uma lista com todos seus ativos e suas responsabilidades.
- Fique atento, também, se existe a necessidade de alguma reserva de emergência para a família, enquanto o patrimônio ficará bloqueado em um processo de inventário, por exemplo.
- Defina as pessoas que irão executar o processo, fornece instruções específicas para distribuição de ativos.
- Sempre escolha 2 pessoas qualificadas para cada posição e comunique suas intenções a elas para garantir que assumem a responsabilidade.
É preciso ter consciência que todo esse processo tem um custo, sendo eles:
- ITCMD (Imposto de transmissão causa mortis e doação);
- Advogados;
- Cartórios.
Sendo responsabilidade em caso de herança dos herdeiros ou legatários. No caso de doação em vida pode ser tanto o doador como o donatário.
Depois de determinar o valor dos impostos, sucessões, dívidas, despesas finais e presentes necessários, analise sua cobertura de seguro de vida para ver se ela atende às suas necessidades ou se há alguma deficiência.
Reunimos as informações em infográfico para poder ajudá-lo a começar no planejamento. Sabemos que esta pode ser uma conversa difícil, por isso estamos aqui para ajudar e fornecer orientação.