Planejamento Tributário na Importação Em 2017, mais que nunca, você pode precisar disto
Será 2017 um ano melhor para a economia e os negócios?
Após um período sabático em que deixei de publicar meus artigos, resolvi reiniciar minhas atividades blogueiras, usando agora esta plataforma e focando um pouco mais na área de comércio internacional, exportação e importação. E nada melhor do que iniciando com o lançamento de um pequeno ebook sobre planejamento tributário na importação, e fazendo alguns comentários sobre o tema que mais estamos comentando em nossas conversas de negócios neste início de ano: "O que esperar de 2017 e quais opções para racionalizar processos e economizar?".
Apesar de que as expectativas sejam menos pessimistas e apontem para uma melhora, após dois anos de queda acentuada e de um enorme aperto nos cintos das famílias e empresas brasileiras, as incertezas do panorama econômico no Brasil são enormes e não se consegue ter uma previsibilidade com relação ao ano que recém iniciamos.
No lado interno, se por um lado existe uma tendência na queda dos juros e da inflação caminhar para o centro da meta (4,5% ao ano), pelo outro lado as aprovações das medidas de ajuste no congresso e as incertezas jurídicas e políticas oriundas da operação lava jato e do julgamento das contas de campanha da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral, que colocam em cheque a própria continuidade do Governo Temer, deixam os empresários e famílias cada vez mais inseguros com relação ao futuro do nível de emprego e da atividade econômica, e, em consequência são adiados investimentos e consumo.
No lado externo, mesmo considerando-se a tendência positiva de crescimento na economia mundial, vários fatores contribuem para colocar ainda mais incertezas no panorama econômico, afetando principalmente a cotação da moeda americana, tais como:
- O acirramento dos conflitos geopolíticos face à situação na Síria e Ucrânia e as questões relativas a Taiwan e Mar da China;
- O aumento da tensão na relação entre Estados Unidos e Rússia;
- Tendências de alta nos juros básicos por parte do FED (Banco Central Americano);
- Possível aumento no protecionismo econômico que o novo governo Trump possa adotar.
MAS O QUE ISTO TEM HAVER COM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E OTIMIZAÇÃO DE NOSSO FLUXO DE CAIXA?
Simplesmente tudo!
Como não podemos parar, a solução é buscar, cada vez mais, formas, fórmulas e soluções para otimizarmos nosso uso do capital de giro/caixa, e baratearmos nossas operações e produtos finais, principalmente se dependemos de produtos e insumos importados e que sofrem influência direta da taxa do dólar.
Foi com este propósito que, em parceria com a Fox Trading, desenvolvemos o ebook “Planejamento Tributário na Importação – O que é DIAT e quais as vantagens para o fluxo de caixa de sua empresa”, com uma apresentação sucinta das modalidades de importação reconhecidas e regulamentas pela Secretária da Receita Federal do Brasil (SRFB), os impostos que incidem sobre as importações e suas formas de cálculo, e a aplicação do Beneficio Fiscal DIAT, com a simulação de um caso modelo para verificação das vantagens financeiras que ele oferece.
Para acessar este trabalho faça o download clicando aqui, ou ainda você pode solicitar seu exemplar via email para adm@foxtrading.net.br.
Espero que esta pequena contribuição seja útil aos nossos amigos profissionais de supply chain, mais especificamente de compras e importação, bem como aos profissionais de contabilidade que por ventura ainda não tenham tido contato com este tema.
Sugestões e críticas serão sempre bem vindas e podem ser feitas nos comentários deste artigo para que sejam respondidas e de conhecimento de todos.
Autor do livro infantil As Aventuras de Catarina (2020). Escrevendo: "Amistad Fierro - A Invenção da Amizade" (Lançamento: Set-23), "Eu Matei o Castello" (Lançamento: Jul-2024) e X-Scritos (Lançamento: 2024)
7 aUhuu! Parabéns! Não pare! Depois é só consolidar em um livro e lançar em formato de e-book na Amazon. Sucesso! Feliz 2017!