Planejar o Planejamento
Nas minhas conversas com empresários e donos de negócio tem sido normal as expectativas, desejos e resultados que desejam atingir em 2018.
Sem dúvida não há nenhum problema nisso até porque são estes desejos a chama que alimenta a persistência de nosso empresariado que tem feito verdadeiras mágicas para manter seu negócio em operação. PELO MENOS EM OPERAÇÃO!!!
O problema está em outro ponto e um pouco antes da chegada de 2018. Exatamente... É o dia de hoje!! Ainda estamos em 2017 e é necessário não perder o foco dos resultados deste ano.
E, pior ainda, quando pergunto o que estão fazendo hoje para (pelo menos) iniciar a caminhada de 2018, muitos (e felizmente não todos) não possuem um plano de trabalho, um planejamento, para fazer o seu desejo e objetivos acontecer. E como traçar um objetivo se não tenho claro onde estou, os recursos que tenho e aqueles que preciso? E as mudanças e adaptações que preciso fazer?
As respostas são as mais variadas, mas quase invariavelmente não existe um documento que registre estes passos e sempre dizem que “tem tudo planejado na cabeça”.
Preciso dizer o que acontece com este plano na cabeça? É só olhar 2017...
E se por motivo A ou B você não puder estar na sua empresa em 2018, o que acontece com ela? E quem mais será impactado por esta falta de registro dos passos necessários? Funcionários? Sua família?
Apenas a título de informação, um estudo da Dominican University mostra que apenas por escrever (ou registrar) seus objetivos sua efetividade no alcance destes objetivos aumenta em mais de 40%.
Pra você que mudou sua opinião e ainda vai fazer de 2017 o trampolim para 2018, passo abaixo os 7 passos para dar os primeiros passos no seu planejamento de 2018
1. Tenha claro onde você e seu negócio encontram-se neste momento. Este é o ponto de partida e talvez o mais importante e ignorado para o bom planejamento.
2. Defina exatamente aonde ou o quê quer atingir com seu negócio. Por exemplo, “estar entre as 3 posições no mercado que atuo” ou “atingir o índice X de Satisfação do Cliente”.
3. Divida o objetivo em metas. Procure ser o mais específico possível e esqueça afirmações do tipo “o máximo que conseguir” ou “tudo o possível”. Isto são armadilhas mentais para fazer você fugir do compromisso.
4. Defina um prazo, mesmo que aproximado, para atingir as metas.
5. Crie ações simples e seguidas para ir em direção às metas. Por mais simples que sejam, elas começam a colocá-lo em movimento na direção do objetivo.
6. Faça o follow-up frequente do andamento de suas metas.
7. Comemorar a cada passo dado, pois eles são parte da jornada e essa somatória é que levará ao objetivo final.
Não deixe de apresentar e compartilhar seu plano com pessoas que podem te dar um ponto de vista complementar ao que está imaginando e faça isso, preferencialmente num ambiente fora da sua organização para que possa focar nesta atividade.
E uma forma de evoluir mais rapidamente neste aprendizado é buscar auxílio com profissionais experientes na elaboração destes planos.
Não deixe seu orgulho quebrar seu negócio.
Roberto Bassi
ActionCOACH e Consultor de Negócios
Proprietário na Habitus Finance
8 mExcelente!
Ajudo coaches, consultores, mentores e pequenos empresários. Juntos, criamos sistemas de vendas inteligentes. Diariamente, geramos potenciais clientes qualificados. Tudo isso com menos esforço e mais previsibilidade.
2 aExcelente, Roberto :)