Planejar também é Realizar!
No mundo empresarial é comum e totalmente compreensivo que, todos os holofotes estejam focados para o comercial, porém, existem procedimentos internos que se não forem analisados estrategicamente podem atrapalhar o desempenho comercial tanto na venda e pior quanto na pós-venda de uma empresa.
O planejamento estratégico é um conceito comum no âmbito empresarial que significa o ato de Pensar e Realizar planos de maneira estratégica. Planejar estrategicamente significa usar os recursos disponíveis de forma eficiente, a fim de aumentar o resultado de uma empresa.
Embora este assunto pareça óbvio, ainda é possível encontrar muitas empresas flutuando nesse mar econômico. A verdade é que, quanto mais informações, mais ferramentas, mais aplicativos e fórmulas disponíveis para a realização dessas analises, mais a empresa se perde. Ou seja, parece que não está acontecendo nada, e em muitos realmente não está.
Afinal como elaborar e principalmente REALIZAR um planejamento estratégico? Vamos deixar aqui 5 pontos que farão seu planejamento sair do papel e alavancar seus resultados.
- Analise sua empresa de forma global: É comum encontrarmos empresas que possuem a cultura de realizar reuniões distintas por departamentos, porém, quando se trata de um planejamento empresarial, esta reunião deve ser realizada com todos os responsáveis ou seja, deve envolver todos os departamentos da empresa ou todos os envolvidos no planejamento em questão. Desta forma haverá uma interação entre eles e com esta interação, trocas de experiências. Elas podem ser positivas ou negativas, mas, todas serão importantes para o planejamento.
- Não abra mão dos procedimentos: O planejamento em si já é um procedimento e para que você consiga um melhor resultado é muito importante possuir um roteiro, nele deve constar todas as etapas, as ferramentas necessárias, os prazos para a realização das tarefas e prazo para implantação do seu planejamento.
- Tenha o tempo como aliado: Sabemos que o planejamento de uma empresa envolve vários fatores como custo, analise de mercado, fluxo de caixa, tributação, estoque, atendimento ao cliente, marketing e por aí vai. Agora, unificar todas essas informações demanda muito tempo e dedicação, para ter um melhor aproveitamento do tempo, você pode eleger uma pessoa para redigir as atas das reuniões, pois, sabemos que no auge dos assuntos podemos nos esquecer de algum ponto importante. Outra forma de aproveito do tempo é realizar as reuniões pautadas em assuntos pertinentes, ou seja, não fuja do tema Planejamento Estratégico de ..., eu digo isso, pois, é comum em nossas reuniões, pausas ou questionamentos que não fazem parte do contexto, isso pode dispersar os envolvidos e as vezes até desestimular.
- Fale menos realize mais: Diminuir a frequência de reuniões, também fará com que será planejamento saia do papel e das ideias e comece a ganhar forma. Sabe aquele fluxo perigoso, da reunião da reunião, é mais ou menos isso que estamos dizendo. Se você já tem, o proposito, já fez uma reunião produtiva onde definiu as metas, tarefas, ferramentas e prazos, já está com isso em ata e documentado. Procure realizar as próximas reunião de acordo com o prazo de entrega das tarefas. E posteriormente apenas uma reunião para acompanhar o processo, se possível, realize uma auditoria interna trimestralmente ou semestralmente e faça as reuniões de acompanhamento de acordo com o calendário da auditoria interna. E claro sempre sem fugir da pauta.
- Certifique-se que tem o Time Campeão: Você vai precisar que seu time arregace as mangas e inicie os processos, sim... arregace as mangas, compre essa briga por sua empresa. Por isso, escalar o melhor time é a chave para a realização do todo planejamento. E não se iluda ao pensar que ao escalando todos gerentes, e coordenadores da sua empresa, você vai ter o melhor time. Um grande time é formado por pessoas que tenham as habilidades e disposição para lutar pelo resultado. Lembre-se Planejamento Estratégico é usar os recursos disponíveis de forma eficiente, e isso inclui sua equipe.
O planejamento estratégico, se aplica em diversos momentos da empresa, ele deve fazer parte da rotina empresarial, no início vai requer algumas mudanças, que pode exigir muito mais esforço e dedicação do que normalmente imaginamos, mas se feito com qualidade, formarão o caminho das pedras para a conquista de todos os seus objetivos.
As empresas que adotam esta pratica, acabam aproveitando as boas oportunidades, formam grandes líderes e criam resultados mais duradouros. Reflita: "Se a escada não estiver apoiada na parede correta, cada degrau que subimos é um passo a mais para um lugar equivocado” – Stephen Covey. E se surgir alguma insegurança a Vencer Assessoria está aqui para ajudar!