Plano B
Uma das mulheres mais influentes do mundo, Sheryl Sandberg do Facebook, perdeu o marido de forma inesperada em 2015 e foi a partir deste episódio que ela escreveu o Livro: Plano B | Como encarar adversidades, desenvolver resiliência e encontrar felicidade.
Neste livro ela relata como que se defrontou com a morte do marido e conseguiu continuar de pé, combatendo a si própria, amparando seus dois filhos e como deu continuidade em sua vida.
Ela também compartilha detalhes que normalmente não são ditos, como dar a notícia aos filhos, como são as datas comemorativas depois de um episódio como este....
Depois que meu irmão faleceu em 2014 tive oportunidade de ler bastante material sobre o luto, mas não encontrei um livro tão sensível como este.
Recomendo este livro para você que está passando por algum momento difícil em sua vida, pois os exemplos reais da vida dela podem ser trazidos para diversos aspectos de nossa vida real, seja sua vida com uma tragédia ou sem ela.
Em uma das passagens no livro ela fala um pouco sobre depressão depois de alguém perder um emprego, onde a autoconfiança foi extremamente abalada, mas que um estudo demonstrou que o grupo de desempregados que participou de oficinas obteve 20% de resultados mais positivos e com mais autoconfiança daqueles que não participaram de nenhuma atividade.
Ela também mencionou que a partir de determinadas situações nós nos defrontamos com novos grupos de amigos, e que estas novas referências de amigos se tornam amigos mais próximos por terem vivenciado dores parecidas.
Enfim, um livro muito gostoso de se ler. Recomendo.
Aproveito e deixo aqui o meu mais sincero reconhecimento pessoal para todos que passam por alguma perda ou trauma (perdas, doenças, abusos e outras adversidades) na vida e que conseguem transformar-se e redescobrir seus Planos As, Bs e Cs.
Léo Alves
“A minha sincera esperança é que ‘Plano B’ ajude outros a aprender aquilo que eu aprendi: que quando a vida nos puxa para baixo de água, podemos sempre dar um pontapé no fundo, chegar à superfície e respirar outra vez.” Sheryl Sandberg