PLANO BRASILEIRO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (PBIA) 2024-2028
O PBIA tem como objetivo promover o desenvolvimento, a disponibilização e o uso da IA no Brasil, orientada à solução dos grandes desafios nacionais, sociais, econômicos, ambientais e culturais, de forma a garantir a segurança e os direitos individuais e coletivos, a inclusão social, a defesa da democracia, a integridade da informação, a proteção do trabalho e dos trabalhadores, a soberania nacional e o desenvolvimento econômico sustentável da nação.
O investimento de R$ 23 bilhões virá do orçamento, do FNDCT, de contrapartidas do setor privado, entre outras fontes de recursos. A proposta do novo plano pode ser consultada aqui.
🛡 AÇÕES ESTRUTURANTES do PBIA:
📍 EIXO 1: INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO DE IA
✅ Objetivo: Posicionar o Brasil como um líder mundial em Inteligência Artificial, impulsionando projetos e pesquisas que melhorem substancialmente a vida dos brasileiros, com soluções inovadoras e acessíveis para os desafios do país.
📍 EIXO 2: DIFUSÃO, FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO EM IA
✅ Objetivo: Despertar, formar, capacitar e requalificar talentos em IA em todos os níveis, para suprir a necessidade urgente por profissionais qualificados e
Recomendados pelo LinkedIn
fomentar a compreensão crítica sobre a tecnologia em nossa sociedade.
📍 EIXO 3: IA PARA MELHORIA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS
✅ Objetivo: Tornar o Brasil um modelo global de eficiência e inovação no uso de IA no setor público, desenvolvendo soluções que melhorem significativamente a oferta e satisfação das pessoas com os serviços, com impacto no desenvolvimento e inclusão social.
📍 EIXO 4: IA PARA INOVAÇÃO EMPRESARIAL
✅ Objetivo: Estruturar uma robusta cadeia de valor em IA no Brasil, em apoio direto às missões da Nova Indústria Brasil (NIB), posicionando o País como polo global de desenvolvimento e uso de IA.
📍 EIXO 5: APOIO AO PROCESSO REGULATÓRIO E DE GOVERNANÇA DA IA
✅ Objetivo: Contribuir para a consolidação de um arcabouço de governança de IA no Brasil que promova a inovação, assegure o direito ao desenvolvimento, proteja os direitos humanos, a integridade da informação, os direitos autorais e os que lhe são conexos, o trabalho e os trabalhadores, e posicione o Brasil como referência em IA responsável e confiável.
🔗 Fontes: