Plano de ação: o que é e como implementá-lo na sua vida

Plano de ação: o que é e como implementá-lo na sua vida

O que é um plano de ação?

Vamos resumir o conceito como a concretização dos seus ideais, desejos e objetivos. E, para isso, todo o processo é mapeado para que você chegue, de ponto em ponto, à sua realização.

Digamos, por exemplo, que você queira adquirir a sua casa própria — um objetivo em longo prazo para muitas pessoas. Nesse caso, é necessário colocar no papel os desafios, os objetivos menores e o percurso natural até que você coloque-os em prática a fim de defini-lo.

Por exemplo: anotar o valor médio do tipo de imóvel que você deseja e compará-lo com a sua renda (bem como os custos mensais que você tem). Em seguida, você vai avaliar os riscos e desafios desse objetivo, e precisar o tempo aproximado para alcançar o seu objetivo.

E o plano de ação pode ser aplicado em qualquer situação. Uma promoção no emprego atual, por exemplo, metas pessoais (como um intercâmbio) ou mesmo enfrentar a timidez em apresentações públicas.

Como realizá-lo?

Digamos que você está em busca de uma valorização, na sua carreira e dentro da empresa onde ocupa um cargo, atualmente. Para isso, vamos mostrar o passo a passo para a elaboração de um plano de ação!

O começo

O princípio tem a ver com a consideração do seu objetivo: o que você pretende almejar? Isso consiste, basicamente, em colocá-lo no topo de sua lista, esmiuçando todas as etapas de execução, posteriormente.

Assim, fica fácil definir o orçamento para a sua realização, o prazo médio para alcançá-lo e também os principais desafios e obstáculos que deverão ser enfrentados ao longo do percurso.

Perceba o quanto isso, em seu plano de ação, vai facilitar a previsão de imprevistos ocasionais, ajudando você a contorná-los antes mesmo que se transformem em um problema.

O planejamento

Hora de esboçar o seu cronograma — colocar em seu plano de ação, portanto, o cronograma de atividades para que esse objetivo passe a figurar na sua rotina corriqueiramente.

Isso ajuda a manter o foco e a disciplina, na sua realização, evitando que você entre em um processo de procrastinação ou caia na cilada de contar, a si, historinhas que vão distanciar você da realização de um ou mais sonhos.

A execução

Com base em todas as informações coletadas e organizadas, é hora de colocá-las em prática. Você deve ter sempre em mente o cronograma desenhado, avaliando os recursos (financeiros, físicos e psicológicos) para a realização de cada tarefa, mantendo a disciplina para que, pouco a pouco, o seu plano de ação surta efeito.

O monitoramento

Assim como as empresas avaliam por meio de gráficos, relatórios e índices a performance de cada estratégia, faça o mesmo com o seu plano de ação. Ou seja: de tempos em tempos, avalie se você atingiu as metas previamente estipuladas, quais desafios foram encontrados e o que pode ser melhorado para garantir resultados promissores nas etapas seguintes.

O encerramento

Com o seu plano de ação em mãos, volte todo o planejamento para certificar-se de que você alcançou a sua meta. Pontue os resultados e use isso como um instrumento de avaliação para qualquer outro desejo que você tenha, seja em curto, médio ou longo prazo, e reutilize esse material adaptando-o aos novos objetivos.

Existe uma ferramenta para tornar o plano de ação mais eficaz?

Pessoas e empresas podem fazer uso de diversos métodos e ferramentas específicos para a elaboração de um plano de ação, independentemente de qual for o objetivo. E, neste post, vamos falar de um dos mais populares: a ferramenta 5W2H.

O método 5W2H

Resumidamente, o processo consiste em mapear os seus objetivos com base em um fluxograma composto por cinco palavras que começam com a letra W e duas com a letra H — todas elas em inglês —, que são:

  • What – o que deve ser feito?
  • Why – por que fazer isso?
  • Where – onde realizar isso?
  • When – quando colocar em prática o seu plano de ação?
  • Who – por quem esse processo será realizado?
  • How – como ele será feito?
  • How Much – quanto isso vai custar (econômica e fisicamente).

Viu como esse simples esboço já ajuda a responder uma série de perguntas que havíamos destacado no tópico anterior? Por meio do método 5W2H você organiza com mais facilidade o seu plano de ação — lembrando, é claro, de moldá-lo de acordo com as características e necessidades do seu objetivo.

Como um coach pode ajudar no plano de ação?

Agora que você já sabe tudo a respeito do plano de ação, vamos entender como um coach pode fazer toda a diferença nesse processo!

Afinal, esse auxílio profissional pode reforçar tudo aquilo que vimos, ao longo do artigo: desde a identificação de um objetivo à manutenção do seu foco e disciplina necessários para alcançar essas metas.

Sem falar, é claro, no expertise para ir além, constantemente, dos seus próprios limites e, com isso evitar cair nas armadilhas que afastam você das suas grandes ambições!

Conheça o método CIS ( coaching integral sistêmico ) aqui 

Quer saber um pouco mais sobre o assunto e entender a importância do plano de ação nesse processo? Então, não deixe de conferir também nosso artigo que ajuda a orientar você na busca pela missão de sua vida!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Febracis Rio de Janeiro

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos