PLANO DE CARREIRA

Por vezes tenho escutado de pessoas:

- A empresa não tem plano de carreira para mim;

- Meu chefe não apresenta plano de carreira para mim;

- Eu imaginava ter um plano de carreira aqui....

E assim vai....

Fato que aprendi e sempre compartilho com pessoas é que o plano de carreira é seu! Você que é responsável por fazer e gerir sua carreira...

Para isso, você precisa desenhar seu plano de carreira. Em alguns casos seu gestor ou um colaborador da área de recursos humanos pode de ajudar.

Cortella (2008, p.36) diz que a responsabilidade pelo desenvolvimento da trajetória profissional é atribuída a cada homem e cada mulher.

Abaixo vou dar algumas dicas que pude aprender nas pós-graduações que tive oportunidade de fazer além de troca de informações com colegas especialistas em gestão de carreira e desenvolvimento de talentos.

1° Dica:

Onde você quer chegar – Defina onde você quer chegar em sua carreira, e não existe aquele jargão: “Quero chegar o mais alto possível”; “Quero chegar na posição mais alta que puder”.... Você precisa definir por exemplo, quero ser Supervisor(a) de Recursos Humanos.

2° Dica:

Existe alguma posição intermediária que devo passar para chegar na posição desejada? Por exemplo, se hoje sou estagiário(a) é compreensível a necessidade de ser Analista Junior, Pleno, Sênior e assim obter valiosas habilidades tal função desejada.

3° Dica:

Tempo.... Você precisa definir o seu tempo para cada estágio da sua carreira, e assim você terá noção de como está caminhando na carreira e se por ventura o seu tempo está alinhado com o tempo da empresa que está trabalhando

Dica Especial – É importante, caso você tenha esta oportunidade, compartilhar sempre com seu gestor e a área de recursos humanos o seu plano de carreira para alinhamento de expectativas e com balizamento da sua percepção de tempo e habilidades que precisa desenvolver para cada etapa da sua carreira.

4° Dica:

Habilidades... Você precisa separar as habilidades técnicas e habilidades comportamentais para cada posição, caso você não tenha conhecimento para definir cada habilidade por função, o suporte do seu gestor ou de um amigo com mais experiência pode fazer toda a diferença neste momento. Abaixo vou mostrar a diferença em cada habilidade assim como o plano como um todo (Fluxo do Plano de Carreira).

5 ° Dica:

Faça do seu plano o seu guia, e lembre-se o responsável pelo seu plano é você, e quando seu plano está em sinergia com a empresa que atua, terá o casamento perfeito.

FLUXO DO PLANO DE CARREIRA

Fonte: própria

Neste exemplo, Fluxo do Plano de carreira, um profissional iniciando como estagiário(a) pode levar até 9 anos para chegar na posição de Supervisão. É claro que este é apenas um exemplo de como você pode estruturar seu plano de carreira, o período acima é apenas para ilustrar. Trata-se de uma maneira de determinar o seu tempo x as habilidades que precisará desenvolver para cada etapa.

Se você tiver alguma dúvida, estou à disposição, mande uma mensagem!

CORTELLA, Mario Sergio. Qual é a tua obra: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. Petrópolis: Vozes, 2008.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Denis Henrique Souza

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos