Plano Real: 30 Anos de Transformação Econômica e Crescimento Agropecuário

Plano Real: 30 Anos de Transformação Econômica e Crescimento Agropecuário

Hoje o Plano Real completa 30 anos, considerado um dos planos mais inovadores da economia mundial na época, o Plano foi responsável por controlar a hiperinflação, que se arrastava já havia quase duas décadas e com números superando os 2.000% ao ano.

Coincidentemente (será?), em um intervalo de tempo muito parecido, as exportações do setor agropecuário brasileiro começaram a deslanchar. A estabilização da moeda brasileira diminuiu a instabilidade econômica, facilitando o planejamento e o investimento, mas também a implementação de novas pesquisas e tecnologias, no setor agropecuário. Isso resultou em um aumento substancial na produtividade e na competitividade internacional do setor.

Com uma moeda estável, ficou mais fácil e seguro para os compradores estrangeiros perceberem o Brasil como um parceiro confiável. O Plano Real também promoveu a abertura comercial e aumentou a competitividade do agronegócio brasileiro no cenário global. Isso foi fundamental para o crescimento das exportações de produtos como soja, carne bovina e frango.

Dentre alguns outros fatores, o Plano Real é um dos pilares da transformação do Brasil no maior exportador líquido de alimentos do mundo. Mesmo com diversos percalços, mudanças na carinha de nosso dinheiro colorido e especialmente a desvalorização da moeda brasileira, o Plano Real foi e ainda é um trabalho bem feito, cabe agora a todos nós cobrar dos governantes outros planos de sucesso para o Brasil.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos