Planos de Marketing do tipo receita de bolo
Em tempos de crise parece que todo mundo entra numa vibração em comum. Empresas tentam reformular suas estratégias de marketing contratando novos talentos para seus departamentos , renovando seu cartel de profissionais ou contratando profissionais independentes.
E é nessa contratação independente que quero focar minhas considerações. Recentemente fui contatado por uma empresa de porte bem significativo e reconhecida como um player de respeito no seu segmento.
Já nas primeira reunião conduzida pelo seu novo Gerente de Marketing um desespero para não dizer um despreparo tomou conta da reunião. O foco principal era uma reformulação das estratégias até então utilizadas, implementação de novas diretrizes e é claro um aumento significativo no mercado.
Até aí tudo bem se não fosse a forma como a coisa foi colocada.
Regra 1 - Os resultados deveriam ser notados a curto prazo
Regra 2 - Eu teria acesso apenas ao novo Gerente de Marketing e não a todas as diretorias.
Regra 3 - As novas ações deveriam ser implementadas em 15 dias para se ter o efeito desejado em 45 dias.
Não tive outra escolha a não ser declinar da oportunidade por questões muito simples.
Colocação 1 - Nenhum resultado expressivo se consegue em curtos espaços de tempo, cada tipo de ação marketing tem um timing de gestação e amadurecimento.
Colocação 2 - Limitar a apenas uma diretoria ou departamento o levantamento de informações com certeza vai gerar erros na elaboração do plano de marketing.
Colocação 3 - Levantar as demandas, implantar as ações em 15 dias e esperar resultado em 45 dias é a mesma coisa que pegar uma receita de bolo pronto no supermercado e achar que sua empresa terá um bolo excepcional. Isso NÃO acontece.
Comunicação e marketing não tem receita pronta, o que temos são ferramentas que funcionam em determinadas situações que devem ser bem estudas e colocadas em execução com planejamento e estudos adequados. Sem isso não há resultados eficientes.