Plataformas - Lançamento

Plataformas - Lançamento

Fala Jovens,

No meu último artigo compartilhei com vocês alguns conceitos básicos sobre aspectos que devem ser levados em consideração no momento de pensar na arquitetura de suas plataformas, que serão a base de seus ecossistemas Figitais.

Pois bem, hoje vamos falar de um momento também super importante nessa jornada, o lançamento. Você precisa planejar muito bem essa etapa, e seguem alguns insights para te ajudar na construção de uma estratégia, não existe certo ou errado e também não precisa seguir apenas uma abordagem, você pode e até deve mesclar ferramentas para obter um melhor resultado, afinal, nem todo mundo é igual.

Antes de abordar algumas estratégias de lançamento, só gostaria de falar sobre uma coisa muito importante, sobre algo que muitos empreendedores sofrem antes de lançar sua ideia no mercado, que é quando alguma outra empresa já estabelecida está atuando no mesmo mercado que você pretende empreender, não se deixe intimidar, lembre-se as regras do jogo mudaram e justamente por isso você está entrando nesse jogo com uma vantagem.

Bom, vamos lá, falar do famoso dilema do lançamento das plataformas, do ovo e da galinha, essa equação que todos os aspirantes a orquestradores de plataformas tem que enfrentar no nascimento da orquestração das redes, de uma forma geral toda plataforma ao ser lançada deve focar em:

- Atraia ou patrocine produtores, para isso muitas vezes ele deve ser incentivado a entrar na plataforma, nesse momento inicial através de algum mecanismo de subsídio, seja financeiro ou benefício que possa se provar atraente no médio/longo prazo, como uma taxa ou status diferenciado.

- Gere muito valor para um dos lados da sua plataforma, identifique e resolve problemas que hoje são entraves muito grandes, seja para os produtores ou para os consumidores, isso será importante para atrair e reter os participantes até que a rede prove o seu valor.

- Cresça os dois lodos de forma sustentável e significativa para ambos, cuidado para não cair na tentação de focar o lodo que está crescendo muito e esquecer o outro, porque isso no curto médio prazo vai diminuir o valor da sua rede/plataforma e o efeito de rede negativo será inevitável.

Uma vez que você tenha no horizonte esses três aspectos fundamentais, poderá lançar mão de algumas estratégias de lançamento, lembrando que não existe estratégia certa e que você pode usar mais de uma ao mesmo tempo:

- Estratégia de “seguir o coelho”: Essa estratégia tem como base você usar um modelo de negócio da velha economia e que já tenha provado seu valor para ambos os lados, mas aplicar aspectos da nova economia para demonstrar o valor para os participantes. Exemplo dessa abordagem é a Magalu, que usou todo seu conhecimento no varejo tradicional para lançar seu Marketplace oferecendo ferramentas para milhares de Vendedores/Produtores.

- Estratégia da carona no sucesso alheio: É quando você oferece seus serviços ou produtos para um público de uma plataforma ou negócio já consolidado. Um exemplo clássico dessa abordagem foi a utilização da Caigslit pelo AirBnb no seu lançamento, a plataforma aproveitou todo fluxo de usuários no site de recomendações Craiglist.

- Estratégia de semear: Essa abordagem é usada quando você quer gerar volume e movimentação na plataforma, no início da plataforma de negócios do Alibaba os próprios funcionários da empresa anunciavam produtos pessoais e realizavam transações de compra.

- Estratégia da marquise: Essa estratégia se baseia em você atrair/incentivar/fidelizar/comprar participantes chave para sua plataforma, traga participantes de peso que vão arrastar outros participantes. Um exemplo dessa estratégia é usada pelas plataformas de console, que incentivam e até pagam para grandes produtoras de games lançarem suas criações em suas plataformas, de forma que atraia jogadores.

- Estratégia de focar um único lado: Crie um produto que resolva muito bem algo para um dos lados, depois abra para o outro. Exemplo dessa estratégia foi feito pela OpenTable, uma plataforma que inicialmente era um software para gestão de restaurantes, que resolvia muito bem essa dor dos donos de estabelecimentos, após terem um volume muito grande estabelecimentos, abriram a plataforma para que os clientes pudessem fazer suas reservas.

- Estratégia do produtor evangelista: Consiste em você atrair para sua plataforma produtores que divulguem o trabalho deles e atraiam muitos compradores, que além de consumirem os produtos/serviços do produtor que os atraiu, também poderão consumir de outros produtores. Exemplo disso é usado por plataformas de cursos online como Udemy, quando um produtor divulga e atrai um cliente novo para comprar seu curso, também abre oportunidade para esse aluno consumir outros cursos da plataforma.

- Estratégia da adoção big bang: Encontre uma maneira de fazer um movimento que gere uma adoção em massa e viral da sua plataforma, como por exemplo divulgar/patrocinar um evento de grande publico, de forma que de uma forma muito rápida sua base aumente. Só tome cuidado com essa estratégia para que esse usuário continue recebendo valor da rede mesmo após o uso por impulso ou imposição.

- Estratégia do micromercado: É quando você decide deliberadamente focar em um segmento ou grupos isolados, para só então depois que a rede ganhar um número considerável de participantes, interligar tudo. Exemplo disso foi a abordagem inicial do Facebook, que lançou sua rede social em universidades americanas e só depois que a rede já tinha vários participantes, conectou todos.

--------------

Essa foram algumas estratégias que são utilizadas por empreendedores em suas startups, lembre-se que não existe receita de bolo, e melhor maneira é acompanhar as métricas da sua plataforma, ouvir os usuários e agir rapidamente para corrigir qualquer desvio no meio do caminho.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos