PMEs e seus caminhos de comunicação
Segundo a recente pesquisa do SEBRAE-SP de Out/17, apoiada pelo Seade, 34 em cada 100 empresas do segmento fazem uso da Internet para divulgarem seus negócios. Óbvio está que existe um grande potencial a ser desenvolvido no ambiente digital, porém existem diversos ingredientes nessa receita complexa que deverão ser avaliados antes de rotularmos as MPEs de empresas tímidas e antiquadas.
Vou avaliar os resultados dessa pesquisa sob outra perspectiva. Costumo dizer que a maior contribuição do Google ao mercado, foi a democratização que proporcionou ao permitir acesso de diferentes portes de empresa para a oportunidade de aparecerem. Muitos empresários/empreendedores, mal informados e encantados com a avalanche digital, julgaram que instalando um painel num quarto escuro, mas dentro do espaço digital, seus negócios iriam florescer. Bobagem, pois uma empresa fazer um site bacana e julgar que sua presença digital já será suficiente para seus produtos e mensagens, é um engano primário.
Para aparecer junto ao seu público, deve planejar os possíveis pontos de contato de maior potencial, dentro do processo de decisão de compra de cada um. Digo isso por ser mandatório entender a capilaridade pretendida e a realidade de verba de marketing e comunicação. Um fato que precisa ser enfatizado: presença digital já foi barato.
Nesse ponto, entro nos meandros da mesma pesquisa ao ver o registro, sem deslumbre nem ilações, de alguns caminhos reais utilizados por esses empreendedores em busca de estabelecer comunicação: Boca-a-boca, Redes sociais (apenas 7 em cada 100), Site, Panfletos, Mala Direta, Anúncios em Jornal e Revista, Carros de Som etc.
Isso atesta a realidade das empresas que desejam vender rápido e alcançar resultados para evoluir. Faço uma pergunta múltipla: quanto tempo levará uma loja de rua, localizada na periferia ou no interior do país, seja ela de que ramo for, e alocando um investimento mínimo de R$ 100,00 por mês na Internet para obter um ROI positivo?
Resumindo, todas as empresas algum dia deverão se digitalizar e ter a tecnologia como aliada, porém estamos vivendo uma transição que gera muita ansiedade e erros ao confundirem pressa com prioridade. A força colaborativa de sucesso dos diferentes canais de comunicação, sejam eles digitais ou não, em busca de seus públicos, representa soma de esforços que, quando bem planejados, trarão retorno independentemente do tamanho que você sua empresa é ou será.