PMI-DF e AEB celebram acordo de cooperação técnica
Por Daniele Sodré
O PMI-DF e a Agência Espacial Brasileira (AEB) assinaram, em maio, um acordo de cooperação técnica para realização conjunta de estudos, pesquisas, capacitações e treinamentos em Gerenciamento de Projetos, baseados no Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide).
O acordo é uma iniciativa da nova direção da AEB. O órgão quer padronizar e uniformizar a linguagem utilizada para gestão de programas e projetos, com o intuito de obter mais agilidade e eficiência. É o que explica Paulo Barros, Diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, que manifestou o interesse em convidar o PMI-DF para participar da disseminação de boas práticas de gerenciamento de projetos na Agência. “O notório saber, a idoneidade e os trabalhos prestados pelo PMI-DF em outros órgãos e instituições, sempre contribuindo com resultados satisfatórios, nos fizeram tomar a decisão de formalizar essa parceria”, afirmou.
Segundo a presidente do PMI-DF, Nathália Tatagiba, foi com grande entusiasmo que o PMI-DF recebeu o convite da AEB. “Trabalhar com a AEB, um órgão que atua nacionalmente na promoção de atividades espaciais de interesse público, é uma ótima oportunidade para a fortalecer a cultura de gestão de projetos no nosso país”, comentou.
O acordo foi assinado pela presidente do PMI-DF e pelo presidente da AEB, Carlos Moura, na presença dos diretores do PMI, Thiago Oliveira e Alencar Libânio, da chefe de gabinete da AEB, Letícia Morosino, e do coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Rodrigo Leonardi.
Como primeiro resultado, está prevista a formação de um grupo de trabalho para elaboração conjunta do planejamento das ações que serão executadas no prazo de 12 meses. O plano aprovado será apresentado para toda a AEB em um evento previsto para o segundo semestre deste ano.
Agência Espacial Brasileira (AEB)
Criada em 1994, a Agência Espacial Brasileira (AEB) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) responsável Política Espacial Brasileira.