PMI´s - Purchasing Managers' Index de Fevereiro
Estes dados são compilados pela S&P Global e seus respectivos resultados, fornecem sinalizações sobre a economia global. De uma maneira geral, valores abaixo de 50 indicam retração e os superiores, expansão da atividade econômica. Seguem breves comentários sobre as publicações, imagens dos gráficos e links para acesso aos relatórios no formato pdf.
Na China, a recuperação do setor de serviços ganhou tração em fevereiro. O Caixin China General Services PMI Press Release atingiu (55). É importante destacar que a taxa de expansão foi a mais rápida registrada desde agosto e mais forte do que a média da série (53,7). Reflexo de uma elevação no nível de negócio, após as flexibilizações das restrições da Covid-19.
Notamos no J.P.Morgan Global Manufacturing PMI , os reflexos desta reabertura chinesa, na medida que as restrições nas cadeias de suprimentos são reduzidas, o indicador alcançou (50) pontos.
Segundo o S&P Global PMI Commodity Price & Supply Indicators, a cenário de escassez de suprimentos atingiu o menor patamar desde setembro de 2020. Notamos também redução na pressão dos preços dos alimentos.
Com quedas nos níveis de produção e redução no volume de novas encomendas, a indústria nos EUA, o S&P Global US Manufacturing PMI sinalizou uma deterioração das condições operacionais. Mas devemos destacar que houve uma suavização no ritmo da queda.
Recomendados pelo LinkedIn
O S&P Global Eurozone Manufacturing PMI indicou estabilidade na região. Destaque para o tempo de entrega dos fornecedores, que registraram o melhor resultado desde 2009.
Por fim, o S&P Global Brasil PMI setor industrial se manteve no nível de contração, mas reportou o seguinte cenário, conforme texto extraído do relatório:
"O setor industrial brasileiro ficou preso em contração em fevereiro, embora as taxas de redução da produção e das vendas diminuído desde janeiro. No entanto, uma deterioração sustentada da demanda levou as empresas a reduzir o número de funcionários, diminuir os níveis de compras e esgotar os estoques de insumos. Enquanto isso, apesar de ter caído ainda mais, a expectativa dos negócios permaneceu positiva e forte pelos padrões históricos. Na frente dos preços, houve um aumento sólido nos preços de insumos.
A taxa de inflação foi sólida, apesar de pouco alterada a partir de janeiro e abaixo da média de longo prazo. Ao mesmo tempo, houve um aumento superficial nos preços de venda que, de modo geral, foi similar aos observados nos dois meses anteriores. Registrando 49,2 em fevereiro, o Índice Gerente de Compras TM da S&P Global para o Brasil (PMI®), sazonalmente ajustado, estava em território de contração (abaixo de 50,0) pelo quarto mês consecutivo. Dito isso, com aumento em relação aos 47,5 de janeiro, o índice geral indicou a taxa de redução mais lenta neste período."