PNL: o que é e como pode ser aplicada ao coaching
A Programação Neurolinguística (PNL) foi desenvolvida nos Estados Unidos pelo matemático Richard Bandler e pelo linguista John Grinder. Para isso, eles fizeram alguns estudos com a intenção de desvendar os mecanismos do funcionamento da mente de pessoas de sucesso.
Foram descobertos, então, vários fatores que podem ajudar qualquer pessoa a mudar a sua jornada com o uso de técnicas de programação cerebral.
É sobre essas técnicas, suas vantagens e aplicação nos processos de coaching que você aprenderá mais neste texto.
O que é a PNL?
Podemos decompor a Programação Neurolinguística para entender o que esse termo nos diz.
A palavra Programação é bastante usada na computação e significa uma série de ações coordenadas para um determinado resultado.
Neuro se refere ao sistema neurológico, ou seja, sobre o que acontece no cérebro e nos impulsos nervosos.
Já o termo Linguística é relativo ao conjunto de fatores inerentes à linguagem verbal e não verbal, a qual serve para codificar ideias, informações e sentimentos para um receptor.
Agora, compondo o termo, PNL significa aplicação de técnicas baseadas em ações com o uso da linguagem certa para estimular o funcionamento do cérebro a agir de forma a alcançar um objetivo específico com sucesso.
Os métodos usados na PNL foram criados com base na observação do comportamento de pessoas bem-sucedidas em seus propósitos, em diversas áreas de atuação. Os estudiosos concluíram que se alguém é capaz de realizar alguma coisa, qualquer um que copiar o seu modelo de ação poderá repetir o feito.
Como usar a PNL em um processo de coaching?
A Programação Neurolinguística é um conjunto de técnicas aplicadas na psicologia, na saúde, na educação, nos esportes e, claro, combina muito bem com um processo de coaching.
Não importa o estado desejado do coachee, a PNL pode ser aplicada em qualquer caso em que seja necessário mudar ou otimizar atitudes e comportamentos, como travamentos, fobias, timidez, falta de foco, dentre outros.
A aplicação das técnicas de PNL durantes as sessões com os coachees pode trazer uma série de benefícios para a evolução no processo de coaching, como, por exemplo:
- Mudança de linha de pensamento;
- Eliminação de crenças limitantes;
- Melhorias na forma de expressão;
- Aprendizagem otimizada;
- Motivação;
Quais são melhores técnicas de PNL para o coaching?
Algumas aplicações da PNL são de uso frequente pelos coaches e apresentam excelentes resultados. Você vai conhecer quais são elas abaixo.
Ressignificação
É uma excelente maneira de acabar com as famosas crenças limitantes que todas as pessoas têm em algum momento da vida. Essa técnica consiste em alterar os significados dos sentimentos, de acontecimentos e da imagem mental que cada um faz sobre determinada coisa.
É importante que o coach faça perguntas direcionando o seu coachee a ressignificar de forma coerente e que ele acredite no novo significado.
Rapport
Essa palavra significa “relação”, ou seja, é uma forma de criar um elo. Mas o rapport não é apenas uma ligação e sim uma conexão de alta intensidade. Para se construir um bom rapport é necessário se conectar com o coachee de forma a entrar na mesma sintonia e ritmo dele.
Pode-se fazer alguns movimentos como, por exemplo, mexer com as mãos da mesma forma que ele, em alguns momentos e discretamente. Isso fará com que ele sinta reciprocidade e perceba um grande entrosamento. Assim, o coachee ficará mais próximo e confiante no seu coach.
Modelagem
Ela é muito efetiva nos casos de pessoas que precisam mudar o comportamento. A modelagem é a imitação de gestos e trejeitos de pessoas que são referência de sucesso para o coachee. Não é necessário imitar completamente, apenas alguns elementos que ajudarão na atitude necessária para atingir o estado desejado do cliente.
A PNL é um conjunto de técnicas poderosas, assim como o coaching, e, quando trabalhadas juntas, as chances de satisfação dos coachees é ainda maior.
Executiva de expansão de negócios
7 aParabéns pelo artigo, Jaison Vargas Veneri. Muito didático e direto ao ponto.