No poder público, a perspectiva é outra
Estou, desde 04 de março, dentro da gestão da Prefeitura de Maringá. A convite do prefeito Ulisses Maia, aceitei o desafio de ser o secretário de Aceleração Econômica e Turismo desta cidade, considerada a melhor do Brasil em uma série de aspectos. Eu, aos 41 anos, nunca tinha tido a experiência de estar na máquina pública. Embora eu tenha comandado times e equipes ao longo da minha trajetória profissional, posso afirmar uma coisa: no poder público, a perspectiva é outra. Explico.
Sim, é difícil administrar empresas ou novos projetos privados, dada a carga de leis e burocracias que temos no Brasil para empreendermos. Entretanto, dentro do poder público, o regramento é ainda maior. Não é possível, por exemplo, comprar uma caneta se não houver uma licitação; e, para que essa licitação exista, é necessário colher orçamento, montar projeto, ter parecer jurídico positivo, cumprir os trâmites de publicidade legal, entre outras medidas, para, em alguns meses, ter o resultado – que pode dar problemas. Em uma empresa, tudo pode ser resolvido com uma ligação. É necessário preparo pessoal, planejamento micro e macro e, claro, paciência,
Outro fator é o trabalho em equipe. Chego à gestão com um time já montado pelo prefeito Ulisses Maia e vice-prefeito Edson Scabora, que foi quem me antecedeu à frente da pasta. Minha missão, desde então, tem sido motivar e apresentar o que queremos: uma cidade cada vez mais aquecida na economia, sendo atrativa turisticamente. Hoje, temos em nossos quadros gente extremamente qualificada, com experiência fora de Maringá. A troca, entre nós, tem sido rica.
Recomendados pelo LinkedIn
Aliás, nesse sentido, tenho dialogado com pessoas próximas sobre como é necessário que enxerguemos a política como um espaço para oportunidades de mudanças de fato. Há, de saída, uma antipatia por parte da sociedade com quem está trabalhando em um governo. É como se todo mundo fosse ruim. Eu já imaginava que não era assim. Agora, dentro do poder público, consigo comprovar. Diariamente, milhares de servidores atuam para melhorar a cidade para os cidadãos maringaenses.
Nesses dois meses em que estou trabalhando no poder público, informo que, ao lado de todo o time, prepararmos grandes ações para o aniversário de Maringá, para a Expoingá 2024; e já estamos desenhando, entre outras atividades, a Maringá Encantada deste ano. O trabalho precisa de planejamento e qualidade, e é isso que temos buscado.
Maringá seguirá avançando na economia e no turismo. E a gente vai seguir conversando por aqui. Quanto mais gente souber como é o trabalho no poder público, melhor. Mais democracia, mais transparência. Espero, com isso, que novas perspectivas surjam.
Secretária Executiva | Jornalista | Turismo | SAET | PMM
9 mQue venha a Maringá Encantada e os demais eventos e ações, mas não conseguimos sucesso sem engajamento e apoio da equipe. Parabéns aos envolvidos.