Poder X Fragilidade Sociocultural

Poder X Fragilidade Sociocultural

A violência em nossa sociedade é uma forma de estabelecer autoridade. Tanto em esfera pública quanto familiar.

Há diversas violências. Por vezes fazem as pessoas aparentemente obedecerem e longe de serem transformadoras, a autoridade não é resgatada com métodos mais agressivos. Tanto em casa quanto nas ruas a lei deve ser imposta.

Dessa discussão levantam-se várias possibilidades de aprofundamento. Não é raro encontrar vítimas e pessoas vivendo em relações absolutamente castradoras, inclusive sem ter consciência do contexto que estiveram na infância ou mesmo atual, sendo assim manipuladas ou contaminadas pela banalização dos ambientes ou mídias.

Por que algumas pessoas obedecem e até defendem a desumanização das relações?

Qual essa necessidade de participar do jogo de domínio?

"A violência é poderosa

mas não constrói nada." (M.Gandhi)

A democracia nos propõe representação humanitária. Estamos preparados para reivindicar, participar, legislar, instruídos histórica, política, sociocultural e individualmente para nos tornarmos uma nação democrática?

Esse investimento ou dedicação, é necessário em várias esferas do íntimo ao cotidiano coletivo. Somos naturalmente e necessariamente gregários... Por isso ainda existimos. Estamos contribuindo e fomentando o quanto agora para nos melhorarmos?

Muitas vezes a fragilidade gera agressividade por sentimento de impotência. Como a palha seca diante do fogo... se incendeia facilmente.

Claudia H M Alvarenga

Elaboração e Gestão de Projetos Socioculturais e Carreiras | Marketing Estratégico e Colaborativo, desde 1998 | CMC claudiamafra.com | Age22 Arte&Gestão

2 a

Recebi algumas mensagens, pessoas estão relacionando paralelos entre comportamento "fogo", "palha" e "brasa ao vento" que sairia queimando aleatoriamente por aí... Com certeza já presenciei isso. E você?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos