Poderosas habilidades humanas
Muito tem se falado em “soft skills” que em uma tradução básica, seria “habilidades interpessoais”. E é neste sentido que eu gostaria de comentar, eu verdadeiramente considero estas habilidades interpessoais nada suaves, são “hard”, difíceis de serem encontradas de forma inatas, mas quando o são, tornam essas pessoas encantadoras.
E o que são habilidades interpessoais? Segundo “Wikipédia”: Habilidade interpessoal é a característica humana que facilita pessoas a se relacionarem positivamente com outras pessoas e gerar resultados edificantes dessas conexões.
Existe uma empresa na Suíça famosa por seus chocolates que fez o seguinte anúncio: “Contratamos sorrisos e treinamos habilidades.”
A excelente notícia que eu quero compartilhar é a seguinte, se você entender como habilidade, é possível se quiser e tiver capacidade desenvolver e vivenciar no cotidiano.
Quando vemos o Fórum Mundial Econômico e as empresas que estão à frente no mercado em busca de profissionais com estas características inatas ou habilidades desenvolvidas, está mais do que na hora de nós nos olharmos para ver se fomos contemplados ou se devemos desenvolver. Alguns exemplos citados no Fórum:
- Criatividade
- Resolver conflitos
- Coordenação com os colegas
- Resolver problemas complexos
Acredite a inteligência artificial ocupará 35% das atividades, isto significa que algumas habilidades humanas que são mais automáticas, ou seja, repetitivas e automatizadas estão neste percentual. Em compensação serão exigidas de nós mais habilidades humanas! Então está aí a grande oportunidade para todos nós!
Agora é gritante que o autoconhecimento é mais do que essencial para você saber em que momento você está, quais habilidades precisa desenvolver e quais características inatas devem ser cada vez mais praticadas.
Quem já leu o livro a “Arte da Guerra” percebe a grande estratégia, neste trecho:
“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas.
Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota.
Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”
Hoje as empresas, ainda bem, perceberam que o ser humano é insubstituível e um “ativo” altamente necessário, um verdadeiro diferencial. Eu até ouso dizer que o mundo está atento para o ser humano e carente destas características humanas. Em minhas palestras eu digo que estamos na era da “humanização da humanidade”.
E isto é sensacional, porque significa que precisamos evoluir humanamente, isso mesmo, nós estamos já humanizando setores, como a tecnologia, hospitais. Humanizamos processos, ninguém gosta de falar com robôs. Desde 2015 a FOCOS tem levado para empresas os temas: SER Exponencial que foca em habilidades humanas poderosas que fazem a diferença! E o tema Tecnologia Humanizada que traz esta relevância desta necessidade de humanizar as relações de negócio.
Veja que os principais influenciadores do Instagram conseguem audiência quando são eles mesmos, humanos, com erros, postam o cotidiano. Famosos genuínos ganham o público. Observe na TV, veja as últimas perdas, a comoção.
Precisamos ser mais humanos para lidar conosco e com o outro. Precisamos olhar para o próximo que está realmente bem próximo a nós. Sim, homens choram e os brutos também amam. Não é questão de moda, a questão aqui é que precisamos desenvolver nossas inteligências seja intelectual, espiritual, física, econômica, emocional e humana.
“O ser humano não é um algoritmo, é a complexa composição em construção evolutiva de: pensamento, história de vida, talentos, experiências, relações e sonhos.” Valéria DMN
Um forte abraço, Valéria Dantas Machado do Nascimento_www.focostreinamentos.com.br
COACH I PALESTRANTE I CONSULTORA
Excelente artigo!