A polêmica do PNEE 2020.
O PNEE 2020, vem causando polêmica desde que foi anunciado em 30 de setembro...
Como educador, antes mesmo de adentrar à Comunidade Surda, sempre tive uma visão contrária a inclusão, por entender que os educandos precisam de um ambiente educacional preparado e adequado para lhe acolher e promover seu acesso ao conhecimento de acordo com suas especificidades!
Mas entendo o receio dos grupos em Defesa das Pessoas com Deficiência de que ao voltarem para as escolas especializadas os alunos com deficiência, como anos atrás voltem para o viés clínico, sem conteúdo acadêmico, como era antes!
E por isso, a fala de retrocesso ao que tange à nova PNEE, mas o documento aborda a capacitação e formação de docentes, gestores e demais servidores para atuarem no espaço escolar especializado de acordo com a deficiência dos discentes daquela instituição. Trazendo-a como espaço unicamente de ensino aprendizagem e não mais um ambulatório para reabilitação como eram no passado!
Há muitos anos a Comunidade Surda transformou as escolas especializadas que antes eram verdadeiros âmbitos de reabilitação oral-auditiva e não havia ensino de conteúdo, como se espera em espaços escolares, o INES é um exemplo. E assim o novo documento propõe a mesma reformulação em TODAS as escolas especializadas.
Vale salientar que o documento não visa trazer a educação especial como algo compulsório, mas ser mais uma opção para família e a pessoa com deficiência!!!
Espero ter pontuado melhor alguns aspectos ligados à PNEE 2020 e que assim, após a leitura do mesmo, você possa concluir melhor sua opinião a respeito!
#timmytilsp #pnee2020 #educacaoespecial #educacaoinclusiva