POLÍTICA EMPRESARIAL - EFETIVIDADE
Sem dúvida alguma políticas empresariais são fundamentais para um empresa. Digo isso porque tive o prazer de criá-las na Empresa em que trabalho e de poder apresentá-las para nossos colaboradores espalhados pelo Brasil. E o prazer é ainda maior porque tenho a possibilidade e autonomia de atualizá-las quando se faz necessário.
Por isso, trago dois pontos sobre as mesmas que tive o prazer de conversar com um colega esta semana:
- Efetividade que Políticas Empresariais devem ter.
- Mutabilidade (ou não) de seus Padrões e Regras.
1.Efetividade que Políticas Empresariais devem ter.
As políticas empresariais são realmente fundamentais e mostram o coração e cérebro de uma Empresa. Todavia, ela pode ser perfeita esteticamente, em sua forma e conteúdo, mas ser ineficaz, caso não consiga ser transmitida claramente aos seus colaboradores - seus verdadeiros destinatários.
Tiro como exemplo, minha experiência pessoal neste item. Ao montar, elaborar e apresentar as políticas empresarias, feitas por mim e excelente equipe de trabalho, também foi feito um trabalho para apresentação das mesmas, em que se poderia (e deveria!) ser feitas perguntas, questionamentos de toda sorte pelos colaboradores da Empresa. Realmente um trabalho muito bem feito, que muito tive o prazer (e tenho!) de realizar.
Todavia, o melhor de toda a experiência é que, mesmo que os slides e apresentação se referissem as nossas Leis e regras de costume, usando muitas vezes, citações de autores e mestres (como Ruy Barbosa), que não são de fácil leitura, pôde ser feito um trabalho de adaptação ao público que recebia este documento. Uma excelente combinação se fez!
Não bastaria em nada entregar este documento (muito bem redigido), mas que não era entendido por completo pela audiência que o recebia (por conter expressões jurídicas e legais). E por isso, dependendo de cada grupo, de cada situação, de cada projeto e atividade na Empresa, se pôde "adentrar" no universo humano de cada um, sendo o mais transparente e claro possível, sem rodeios ou "juridiquês" que em nada serviria para o momento. O juridiquês seria inócuo completamente.
Com este envolvimento humano, entendo que verdadeiramente, nosso grande e saudoso mestre Ruy Barbosa pôde "conversar" com cada colaborador que ouvia sobre o princípio da igualdade da forma mais IGUAL que se pode ter!
Assim, entendo que verdadeiramente foi dada EFETIVIDADE ao programa de Políticas Empresariais da Empresa, pois ela não ficou apenas no papel, mas somou realmente a realidade de cada um.
2.Mutabilidade (ou não) de seus Padrões e Regras.
Realizando uma analogia e um paralelo com as Leis, as políticas empresarias expressam os fundamentos e pilares básicos de uma organização, sendo fundamental para balizar de forma clara a unicidade que deve existir no pensamento do ente empresarial.
As políticas, propriamente ditas, são fruto do que a Empresa expressa como ser jurídico, como pretende guiar suas ações e atos. Entendo que estas não são imutáveis, haja vista que (assim como as Leis) são baseadas em fatos da vida, cultura e principalmente na concepção social de ser humano. E todos estes fatores são mutáveis (graças a Deus!). Todavia, também entendo que a metamorfose que as Políticas possam vir a sofrer, serão mais lentas, mais esporádicas, menos frequentes, uma vez que assim como os seres humanos não mudam seu caráter, o ser jurídico com certeza também deve manter esses pilares básicos que estruturam toda a organização mais basilar da Empresa.
Diferente, é claro, dos processos, organogramas, procedimentos que devem ser revalidados periodicamente, a fim de verificar se atende de maneira própria, adequada e eficiente aos demais setores da Empresa.
Com esta visão podemos ter uma melhor eficiência técnica, justa e menos desigual.
Considero importante e também entendo precípuo redigir as Políticas Empresariais, mas ela somente poderá atender sua finalidade se for adequadamente transmitida, o que faz necessário o envolvimento de Setores de uma Empresa (Legal, RH, etc.).
O resultado visível quando o projeto é bem conversado, pensado e transmitido com a maior sensibilidade possível, será com certeza é 110%! E sem dúvidas, uma experiência realmente motivadora e fundamental, tanto para a Empresa, como para o seu corpo humano (colaboradores).
Por certo que realizar qualquer trabalho digno é muito bom, e o será muito mais quando bem feito, elaborado e disponibilizado, atendendo aos fins que se destinou.
Priceless.
Obrigada amigos!
FIP | CIPM | CIPP/E | CDPOBR | Privacy & Data Protection
8 aInteressante e esclarecedor!