Ponte rolante automatizada: conheça as tecnologias embarcadas
LYNX Process

Ponte rolante automatizada: conheça as tecnologias embarcadas

A ponte rolante é um equipamento bastante utilizado em diversos ambientes industriais. Em prol de aumentar a segurança e bem-estar dos colaboradores, além de otimizar o fluxo de trabalho, o controle automático e remoto de ponte rolante surge como uma solução que eleva os padrões industriais.


Afinal, o que é uma ponte rolante e como funciona?

A ponte rolante industrial é uma estrutura metálica que se desloca sobre trilhos fixos elevados, permitindo o transporte de cargas pesadas de um ponto para outro dentro de um espaço definido e facilitando a logística interna e a manipulação segura dos materiais.

A operação da ponte rolante é geralmente realizada por um operador treinado, que usa os controles da cabine para mover a ponte ao longo dos trilhos e posicionar a talha para levantar ou abaixar cargas.


Ponte rolante automatizada: otimizando a segurança e a eficiência na indústria

A ponte rolante automatizada representa uma revolução na movimentação de cargas pesadas dentro do ambiente industrial. Sua interface de operação possui ações pré-determinadas para coleta, elevação e movimentação automática de cargas, possibilitando que o operador atue somente na realização de ajustes finos para garantir precisão da operação.

Com a digitalização e o uso de tecnologias como laser 3D, gêmeos digitais, sistemas anticolisão e simuladores, a operação remota retira o operador da cabine, garantindo a segurança operacional, a eficiência dos processos, a redução de acidentes e danos às mercadorias e o aumento da produtividade e da disponibilidade dos ativos.


Sistemas de processamento em tempo real: a espinha dorsal da automação para ponte rolante

Como solução para a operação automática de pontes rolantes, a Lynx desenvolveu um sistema de controle automático e remoto baseado em sua plataforma, o Lynx RTP. Essa plataforma oferece infinitas possibilidades de integração com softwares e hardwares Multi-Vendor, permitindo a implantação de seu sistema de operações autônomas em equipamentos novos ou já existentes, otimizando o fluxo de trabalho e aumentando a eficiência operacional dos processos.

Composta por módulos lógicos e drivers de comunicação integráveis, o Lynx RTP permite uma personalização extensiva. A arquitetura cliente/servidor suporta processamento distribuído, redundâncias e acesso remoto, proporcionando um controle completo sobre todas as operações das pontes rolantes.

Lynx Studio 2D e 3D: interfaces gráficas que não só facilitam a operação remota manual e semiautomática, mas também oferecem uma visualização detalhada em 3D do ambiente de trabalho. Isso inclui o mapeamento preciso das pilhas de materiais e ferramentas avançadas para monitoramento em tempo real.

Lynx Builder: interface de manutenção e configuração do sistema, que permite ajustes operacionais e integração com outros sistemas de controle industrial.

A implementação do sistema como o Lynx RTP para operação automática e remota de ponte rolante representa uma melhora na eficiência e segurança das operações.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de LYNX PROCESS

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos