#Ponto de Vista: Meio Ambiente

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

#cursoQSMS

#iqmais

#meioAmbiente

#sustentabilidadeambiental

IQTmais - Instituto de Qualificação Técnica


Segundo a #constituição federal brasileira, toda a #sociedade tem o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, considerado como um bem comum.

Porém, além dessa prerrogativa de que todos podem utilizar, existe o dever de que todos cuidem do meio ambiente. Há uma preocupação principalmente dos órgãos não governamentais, de executar um trabalho de #conscientização para que a população preserve o meio ambiente, para que ele se mantenha em equilíbrio e com intuito também, de que os nossos descendentes deem continuidade na forma de cuida-lo.

Mesmo sendo um artigo da constituição federal, além de existirem órgãos #governamentais como o IBAMA e CONAMA, as ações humanas de qualquer natureza no meio ambiente, devem ser tomadas de forma criteriosa. Qualquer tipo de ação, tanto positivo quanto negativo é considerado como impacto ambiental, isso deve-se pelo fato de existir uma interferência humana. O que pode ser considerado como coisas que não fazem parte do impacto ambiental, são alterações decorrente de fenômenos naturais.

Tratando-se ainda de impacto ambiental, qualquer tipo de interferência humana ou algum empreendimento que causará mudanças no meio ambiente, precisa de estudo e levantamento de forma estruturada, dos impactos ambientais que ocorrerão. Até porque o CONAMA deixa bem claro que qualquer alteração na propriedade #química, física e biológicas no meio ambiente, afetam em áreas como: saúde; atividades socioeconômicas; a biota; #qualidade dos #recursos naturais e condições estéticas e #sanitárias do ambiente. Com a evolução do homem, ocorreram também avanços tecnológicos e consequentemente as alterações do meio ambiente. As questões #socioeconômicas também sofreram modificações e com isso também o meio em que vivemos, trazendo desequilíbrio. Iniciativas no âmbito social e político para tratar da gestão dessas mudanças no meio ambiente, foram essenciais para que hoje tivéssemos uma visão do que seria fundamental para obtermos essa #sustentabilidade. Embora ainda não tenhamos alcançarmos de forma equilibrada com os objetivos e avanços da utilização do meio em que vivemos. Enquanto as grandes organizações tinham como objetivo sempre produzir sem a responsabilidade de proteger os recursos naturais e amenizar esses impactos causados no meio ambiente, os projetos para produção de bens utilizando recurso de forma sustentável, ainda estavam engatinhando.

Após vários anos, no Brasil, pelo fato de termos uma quantidade de riquezas naturais em abundância, principalmente em relação a fontes de #energia, existe #políticasDeGestão ambientais para que os objetivos das empresas e indústrias, possam estar em consonância com os princípios e objetivos de desenvolvimento sustentável. Onde há uma visão de racionalização de atividades, redução de perdas e desperdícios, maior lucro para as organizações (empresas), acesso a novos mercados e redução de acidentes ambientais. Essas são algumas das características e benefícios da #gestãoambiental. Na área de petróleo e gás não é diferente. Dado que as atividades ligadas a exploração e refino de petróleo, são bem específicas e normalmente trazem grandes consequências na economia e no meio ambiente.

Por isso atualmente existem cuidados extras com o meio ambiente desde a concepção do projeto até a atividade fim, principalmente nas unidades #marítimas.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Igor da Silva Freitas

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos