Pontos-chaves do Ciclo da Pecuária

Pontos-chaves do Ciclo da Pecuária

Conhecer a dinâmica do ciclo pecuário é uma necessidade fundamental para quem trabalha com pecuária, seja dentro das porteiras, seja fora delas. É uma vantagem competitiva saber se posicionar estrategicamente nas diferentes fases do ciclo, inclusive para aqueles que desejam oferecer um produto ou serviço aos pecuaristas. 

Você sabe quais as diferentes fases do ciclo pecuário, quais os indicadores que são os gatilhos para a mudança de fase, e qual comportamento esperar do mercado em cada fase?

Estas são algumas análises relevantes que devemos fazer, com o objetivo de estarmos atentos e observando as mudanças no cenário que impactam o ciclo pecuário. Compreender esta dinâmica é o caminho mais curto para bons lucros na pecuária.

Agora vamos visualizar um esquema das diferentes fases do ciclo pecuário, também chamado de ciclo de longo prazo da pecuária;

1.     Preço do bezerro sobe – Isso ocorre pela diminuição na produção na fase anterior, e com a demanda mantida, os preços do bezerro sobe para tentar restringir a procura.

2.     Retenção de matrizes – Com o aumento do bezerro, os criadores buscam aumentar sua produção para aproveitar os preços altos, e esse é um importante gatilho que vira a chave para a mudança no ciclo, pois a redução destas fêmeas nas escalas de abate, reduz a oferta de carne para o mercado, e que vai provocar a subida no preço da arroba do boi gordo.

3.     Aumento da arroba do boi gordo – Com as escalas de abate atendidas prioritariamente por animais machos, temos a redução na oferta de carne no mercado, e naturalmente os preços sobem, tanto da arroba para os pecuaristas, quanto da carne para o consumidor interno e para exportação.

4.     Mais oferta de bezerros – Essa retenção de matrizes nas fazendas de cria, vai aumentar a oferta de bezerros nos próximos 2-3 anos, chegando ao ponto de ultrapassar a demanda por bezerros e o mercado seguir para a próxima fase do ciclo.

5.     Preço do bezerro em queda – Isso é natural a medida que a oferta é maior que procura por estes animais, e como os criadores não tem capacidade de apascentamento deles, é necessário realizar as vendas, mesmo que por valores menores que no passado recente.

6.     Sem estímulo para a cria – Essa situação provoca um desestímulo, pois os custos seguem crescendo com o aumento do rebanho, e a venda por preços menores nem sempre possibilitam um lucro, inclusive por ser comum o pecuarista ficar segurando os animais a espera de preços melhores, e isso vai provocar uma grande redução na disponibilidade de pastagem da propriedade, acentuando a necessidade de venda rápida.

7.     Aumento no abate de fêmeas – Aqui temos um importantíssimo gatilho para a mudança de fase, pois a quantidade de matrizes nas escalas de abate aumenta significativamente, pressionando os preços da arroba do boi gordo, que comumente é bem mais caro que da vaca.

8.     Arroba do boi gordo em queda - A queda é natural a medida que grande parte das escalas de abate são atendidas por matrizes, adquiridas por valores menores e essa carne passa a atender o mercado, que depois de um tempo pode observar uma queda nos preços da carne.

9.     Produção de bezerros diminui – Este abate continuado de matrizes, dentro de 2-3 anos, vai provocar uma redução significativa na produção de bezerros, o que naturalmente vai ser insuficiente para atender a demanda dos anos seguintes, e vamos chegar na fase 1. Preço do bezerro sobe, reiniciando o ciclo.

Isso são pontos representados nesse infográfico:

Fonte: Scot Consultoria


Conhecer a dinâmica deste ciclo pecuário é fundamental para os posicionamentos estratégicos de aumentar ou reduzir os investimentos na pecuária, pois cada etapa pedem uma estratégia diferente para se obter bons lucros.

Importante frisar que, para cada etapa produtiva, requer um posicionamento diferenciado para cada fase do ciclo pecuário.

Se você ou sua empresa trabalha com pecuária, seja direta ou indiretamente, precisa estar atento às alterações deste ciclo pecuário, pois é nesta dinâmica que estão as melhores possibilidades de bons lucros com a pecuária.

O quão preparado está o seu time para atender os produtores rurais?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos