Pontos críticos para a instalação de um sistema de geração de gases do ar
Quando iniciamos um estudo de viabilidade técnica e financeira de instalação de um sistema de geração de gases do ar, para uso industrial ou ainda medicinal, temos que ter determinados conceitos balizando está análise.
Primeiro, devesse verificar o perfil de consumo e, mais que isso, a demanda atual dos gases a serem produzidos.
Parece corriqueiro, mas esse primeiro passo é o que valida ou não o projeto, essa analise define se o projeto trará lucro, segurança operacional ou ambos.
Com vista no consumo, outro dado a ser analisado é a relação entre os preços da energia elétrica e dos gases do ar na localidade onde o empreendimento será realizado. Locais distantes de fábricas de gases ou fora das rotas principais de distribuição tendem a ter preços elevados em relação ao mercado, cliente que consomem menos gás também pagam mais por ele de modo regular.
A geração local de gases, quando somada a um baixo custo de energia elétrica, seja pelo mercado livre seja por geração própria, normalmente se mostra muito mais competitiva do que os gases entregues a granel, na forma de líquido, ou ainda em cilindros.
O ultimo quesito essencial para a aquisição do sistema de geração é a pureza demandada do gás.
Os gases produzidos pela indústria brasileira tem pureza garantida de 99,95%, ou, usando o termo regular do mercado, 3.5 (três noves seguidos de um cinco). Isso tanto para o nitrogênio quanto para o oxigênio. O sistema de geração pode ser desenhado para atingir uma pureza maior ou menor que essa, dependendo do uso específico do gás. Por exemplo, uma unidade de consumo de oxigênio medicinal demanda uma pureza de 94% de oxigênio, qualquer valor superior a esse seria um desperdício de energia elétrica. Esse ajuste permite a geração adequada do gás a ser usado.
Pode-se aplicar um teste de pureza em processos industriais, que determina de forma perfeita qual a concentração correta do gás a ser produzido.
Claro que outros critérios devem ser aplicados na aquisição do sistema. Pressão de aplicação, local, qualidade da energia, dentre outros, alteram significativamente o preço de compra e custo de operação e manutenção, garantindo assim o sucesso do processo de compra.
A GS pode auxiliar a sua empresa na transição entre o consumo tradicional de gases vindos da indústria e um sistema autônomo, com as salvaguardas de segurança e o custo necessário.
Produzir localmente, além de permitir a redução imediata de custo, garante mais previsibilidade no negocio, já que os critérios de energia são muito mais claros e igualmente distribuídos no mercado como um todo. Se somado a uma fonte renovável de energia solar, também garante uma redução drástica no impacto ambiental do uso dos gases.
Procure um de nossos assessores para conhecer melhor as diversas alternativas de geração de gases.
vendas@gassaver.com.br
Piping Team Leader | Piping Engineer | Piping Designer
5 aMuito bem pontuado Marcio. Para o seguimento medicinal o desafio é ainda maior, dado as dificuldades em levantar o consumo real.
Helium Transport and MRI Filler
5 aÓtimo, esclarecedor!
Consultor especializado em gestão de operações e negociações de gases
5 aMuito bom resumo para orientar a avaliação.