Pontos importantes do gerenciamento de redes sociais

Ao investir em ações de marketing nas redes sociais, uma dificuldade que alguns encontram é perceber de imediato o retorno desse investimento. É preciso traçar um objetivo no médio prazo e se dedicar as tarefas pontuais que o mundo digital exige, pois uma atuação eficiente, interativa e dinâmica nas redes sociais podem traduzir os resultados esperados.

Gestão de redes sociais vai além da criação de conteúdo, a interatividade precisa estar alinhada com os objetivos pretendidos, o feedbak é fundamental, tanto que pode ser considerado a parte mais importante dentro da estratégia de comunicação com o público em geral. A interatividade precisa ser feita de forma coerente, sem muita demora e na linguagem adequada exigida por cada canal que será trabalhado.

As principais plataformas das redes sociais tem peculiaridades na forma de interação e divulgação de conteúdo, mas no geral, é possível publicar um mesmo tipo conteúdo em várias plataformas.

  • - O Twitter aceita vídeos, imagens e tem limitação de caracteres para textos.
  • - O Instagram é para fotos e também limita o tempo de duração de vídeos.
  • - No Whatsapp publica se tudo, mas o app só aceita mídias menores que 64 MB.
  • - Messenger e Gmail enviam arquivos de até 25 MB
  • - Paginas no Facebook não tem restrições.
  • - Youtube é uma plataforma de vídeos.

A linha editorial de todas as redes é a mesma, compreendendo a produção do conteúdo específico para cada plataforma em que será divulgado. Conteúdo este, definido no planejamento estratégico. É bom frisar que é necessário estar sempre atento aos acontecimentos que ali se desenvolvem para não deixar ninguém sem resposta e muito menos dar o feedback errado. Esse é o ponto mais importante quando pessoas e instituições tomam a decisão de se posicionar no universo online.

Através de análises diárias e interações com os internautas (geralmente com horários pré-estabelecidos) para tirar dúvidas, observar o comportamento do público sobre a aceitação e engajamento do conteúdo; bem como a identificação de Haters (pessoas que propagam comentários de ódio, preconceito ou críticas sem nenhum critério). Por mais que a postagem esteja em conformidade com o interesse do publico, informando, divulgando ou divertindo, os Haters sempre aparecem para desconstruir o trabalho e influenciar negativamente outras pessoas.

O acompanhamento é essencial para manter a saúde das postagens e estabelecer uma dinâmica de atualizações constantes dos canais: novos conteúdos são incorporados de acordo com eventos específicos ( Festa Junina, ação de alguma empresa parceira) ou tendências do momento (tipo campanhas de utilidade pública). Novidades que podem ser aplicadas ou incrementadas de acordo com resposta do público.

Um projeto de gestão de redes sociais vai além da simples produção e compartilhamento de conteúdo. Não é preciso nada muito sofisticado, mas deve ser pensado e elaborado em conformidade com o que o visitante dos canais deseja encontrar, sendo fundamental dar atenção a todos que se dispõe a participar. Considero que a presença digital de uma marca pessoal ou mercantil deve ser pensada de forma ampla sempre com foco no público alvo.

A gestão de redes sociais se tornou estratégia indispensável para divulgar amplamente todas as ações de qualquer seguimento, bem como dar transparência aos processos. Ter um espaço na web para posicionamento destas ações, além de ser uma ótima forma de divulgar a marca é, consequentemente, uma das melhores maneiras de aproximar e fidelizar o seu público.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Reinaldo Cruz

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos