Por mais Pequenas e Médias Empresas usando os recursos da Transformação Digital.
A fim de cumprir este importante papel de empregador, é ainda mais importante que as PME's(Pequenas e Médias Empresas) utilizem ativamente e na prática os recursos da digitalização. Ao mesmo tempo, a transformação digital é um fator decisivo na competitividade brasileira como local para negócios. Inicie refletindo não somente sobre quais oportunidades, mas também quais riscos, que estão ligados à transformação digital.
Quais são as razões gerais para a digitalização em empresas de pequeno e médio porte?
A transformação digital é um desenvolvimento irreversível que afeta a indústria, o comércio e os serviços. Para não perder esta tendência, uma estratégia de digitalização é quase inevitável para qualquer empresa de pequeno ou médio porte. Independentemente do tipo de empresa e indústria, existem razões muito gerais para a digitalização:
- Novas oportunidades: as tecnologias digitais hoje facilitam para as empresas aproveitar oportunidades inovadoras de vendas, produção ou marketing.
- Requisitos do cliente: As demandas dos grupos-alvo aumentaram significativamente nos últimos anos. Isso se torna particularmente claro quando se trata da disponibilidade de bens no comércio eletrônico. Ao mesmo tempo, os clientes B2B esperam tempos de entrega cada vez mais curtos e flexibilidade significativamente maior.
- Pressão competitiva: Com a alta disponibilidade de ativos digitais, cada vez mais concorrentes estão aproveitando essas vantagens para obter vantagem. O resultado é uma concorrência mais forte, o que pode levar a uma pressão real para inovação.
Independentemente de uma "pressão" geral para o desenvolvimento e implementação de estratégias de digitalização, as PME's também podem olhar para a transformação digital como uma oportunidade.
Crie novos modelos de negócios
Com a ajuda da internet e a crescente rede de dispositivos, pessoas e máquinas, os empreendedores podem desenvolver modelos de negócios completamente novos. Um bom exemplo de transformação digital bem sucedida é o dropshipping no e-commerce. Enquanto os tradicionais varejistas de loja física tiveram que financiar e manter grandes estoques mais cedo, hoje o dropshipping oferece uma ampla gama de produtos sem ter que manter seu próprio armazém. Como resultado dessa tendência, novos modelos de negócios se desenvolveram em quase todos os setores de varejo.
O setor de serviços também pode se beneficiar enormemente da digitalização. Isso torna os serviços via Internet ainda mais baratos e mais direcionados. A indústria de fintech também mostra o enorme potencial de desenvolvimento que as PME's têm no segmento de seguros ou de saúde.
Alcançar novos clientes de maneira mais direcionada e eficiente
A homepage de hoje é muito mais do que apenas um cartão de visitas digital para empresas. Novos clientes podem ser adquiridos através do site corporativo, enquanto na loja on-line a distribuição de mercadorias pode ser perfeitamente organizada.
Além disso, as empresas de pequeno e médio porte, em conjunto com métodos modernos de análise da web, podem analisar com precisão quais são as necessidades dos clientes e quais os tópicos que os interessam. Dessa forma, a oferta da web pode ser feita sob medida para o grupo-alvo.
O resultado é mais leads, mais conversões e crescimento contínuo na base de clientes. A análise dos dados do visitante pode, por sua vez, ser usada para projetos off-line, como folhetos ou panfletos informativos que levam em conta as necessidades do usuário.
Ao mesmo tempo, a tecnologia digital permite a ligação de vários estoques de dados. Assim, as chamadas digitalizadas podem ser avaliadas através do próprio callcenter, o serviço ao cliente pode, assim, definir-se ainda melhor nos horários de pico. Como mais uma vantagem, o gerenciamento de relacionamento com o cliente pode ser otimizado e, assim, a satisfação do cliente pode ser fortalecida.
Otimize processos - trabalhe de forma mais econômica e amigável ao cliente
A digitalização dos dados do cliente e da produção não apenas permite uma análise exata desses estoques de dados, mas também a disponibilidade constante de todas as informações relevantes para funcionários, clientes ou máquinas de produção. Desta forma, os processos de produção, bem como os processos de comunicação com os clientes, podem ser simplificados e executados com maior rapidez.
A contabilidade da folha de pagamento também pode funcionar de maneira mais econômica, gravando digitalmente as horas de trabalho(Achou que estava esquecendo do ponto eletrônico né? rs.). E por ter vendas e dados de qualidade disponíveis na produção, o gerenciamento da qualidade é mais eficiente.
Além disso, graças à tecnologia digital, o trabalho do pessoal de campo pode ser planejado e organizado, economizando ainda mais tempo. Compromissos ou catálogos de produtos podem ser acessados diretamente de seus smartphones ou tablets em qualquer lugar do mundo.
Da mesma forma, os processos de desenvolvimento de produtos estão sendo aprimorados com métodos ágeis e digitais. As equipes móveis podem escolher seu local de trabalho com flexibilidade e organizar seu trabalho em projetos, independentemente da localização, enquanto a digitalização de todas as etapas do trabalho possibilita a documentação e controle precisos do progresso sobre o desenvolvimento.
Otimização de produção beneficia funcionários e clientes
Indústria e manufatura também se beneficiam da transformação digital: por exemplo, no gerenciamento de qualidade e otimização de produtos.
Os configuradores de produto podem ser diretamente ligados a máquinas, com o que a programação CNC pode ser enviada diretamente para a fresadora(Por exemplo). Etapas intermediárias são eliminadas, os clientes se beneficiam de tempos de entrega mais curtos e os funcionários podem se concentrar nas etapas de trabalho que uma máquina não pode fazer. Ao mesmo tempo, a taxa de erro é reduzida pela produção orientada por dados.
Digitalização - um processo contínuo
Uma grande ameaça na trasnformação digital: processos são acionados, mas após a implementação de uma agenda digital, nada acontece.
Para evitar esse risco, as empresas de pequeno e médio porte não devem ver a digitalização como uma etapa única, mas sim como um processo contínuo que requer ajustes e mudanças constantes.
A falta de padrões pode criar incerteza e ansiedade de investimento
A digitalização começou irrevogavelmente, mas em muitas áreas ainda não existem padrões uniformes que as empresas possam usar para se orientar( atenção).
Isso cria incerteza para muitas PME's porque, com sua estratégia digital, elas precisam inovar em nichos e, portanto, precisam estabelecer seus próprios padrões ou critérios de qualidade.
A atitude hesitante é compreensível, uma vez que com a digitalização, o sistema tradicional e os modelos devem ser alterados ou completamente abandonados.
Escassez de trabalhadores qualificados impede a digitalização sucessiva
Embora novas técnicas digitais estejam disponíveis em grandes quantidades, muitas vezes há falta de experiência para usá-las. Por exemplo, a tão temida escassez de trabalhadores qualificados no Brasil muitas vezes inibe a transformação digital.
Como deve uma PME implementar estratégias digitais se não houver know-how? As empresas, então, têm uma gama de opções: ou elas se interessam em contratar especialistas diretos internamente ou usam o conhecimento de consultorias externas.
Temores sobre segurança de dados podem desacelerar a revolução digital
A digitalização gera grandes quantidades de dados; por um lado, eles são úteis na criação de produtos ou novos serviços, por outro lado, a proteção de dados representa um grande perigo.
Na pior das hipóteses, terceiros não autorizados podem roubar registros completos de dados e, assim, prejudicar o poder econômico e a reputação de uma empresa. Para minimizar esse risco, o desenvolvimento de nossa própria estratégia digital inclui necessariamente o desenvolvimento de nossos próprios critérios de qualidade para proteção de dados e segurança de dados.
Risco de desvalorização do trabalho humano
No decorrer da digitalização, muitos empreendedores e funcionários estão percebendo a questão: quanto meu trabalho ainda vale se as máquinas assumirem o controle em muitas áreas? É aqui que as empresas enfrentam o grande desafio de combinar de maneira ideal pessoas e máquinas.
Dependendo do tipo de indústria e empresa, a transformação digital pode levar a uma mudança significativa na estrutura de pessoal. As PME's devem lidar com seus funcionários da forma mais transparente possível e procurar oportunidades para mantê-los produtivos.
O perigo de aumentar o estresse devido à acessibilidade e controle permanentes
Quanto mais eficiente e digital for uma empresa, maior será a velocidade de desenvolvimento e produção.
Ao mesmo tempo, os funcionários são, teoricamente, permanentemente acessíveis e controláveis, o que, a longo prazo, representa maior pressão e, portanto, maior carga. As conseqüências podem ser maior licença por doença ou força de trabalho insatisfeita(e isso é sério e muito relevante em uma estratégia digital bem sucedida).
Como parte de uma estratégia digital, as PME's também devem fornecer uma possível compensação para seus funcionários, como acesso facilitado a programas esportivos ou relaxamento e recreação interna(RH em ação!).
Conclusão
A transformação digital já está para as PME’s(Pequenas e Médias Empresas). As empresas enfrentam, portanto, o desafio de aproveitar as oportunidades sem subestimar os perigos.
Por essa razão, é aconselhável desenvolver uma estratégia individual e personalizada de digitalização que leve em consideração todos os aspectos da transformação do negócio.