Por onde começar em TI?
O que estudar em TI? Qual a importância do TI para as empresas?
A primeira pergunta é umas das maiores dúvidas de quem é entusiasta da área de TI e quer começar a estudar para seguir carreira. Seja pra escolher um curso numa Universidade, um treinamento ou curso técnico. Essa é a primeira grande questão a resolver, pois vai exigir um bom investimento de tempo e principalmente de dinheiro. O mercado em tecnologias em geral, principalmente em TI, evolui a cada dia, e sempre surgem novidades e novas tendências. Em geral temos cada vez mais profissionais que tem um nível de conhecimento bem parecido, focados em áreas mais gerais, e com isso os níveis salariais no mercado atual tem despencado cada vez mais. Profissionais raros, são os que recebem os melhores salários, e nem sempre isso tem a ver com o nível de conhecimento ou área em específico dentro do universo chamado TI. Para que você possa entender melhor, a segunda pergunta citada no início do artigo vai responder boa parte da dúvida.
Cada dia mais, as empresas, independente de seu tamanho, necessitam de soluções em TI para trazer resultados e gerenciar suas rotinas. Já parou pra pensar, o que seria de uma empresa, controlar tudo anotando manualmente, cada item, cada processo. Além de tempo perdido também seria um belo prejuízo, não é verdade? Existem milhares e milhares de profissionais de TI atuando nessas empresas ou prestando algum tipo de serviço, e normalmente com um nível de conhecimento bem parecido dentro de várias áreas de atuação. Por isso, paga-se pouco por "mais do mesmo". E cada dia vão surgindo mais e mais profissionais com esse mesmo perfil, e os salários vão despencando e o desemprego vai aumentando.
Mas então não devo estudar TI?
Se você pretende trabalhar com horário determinado, fazer uma faculdade e simplesmente achar que vai ganhar bem, porque acha que TI ganha bem, a resposta é não. Apesar dos salários baixos, dores de cabeça do dia a dia, entre outros problemas que também existem em outras profissões, TI é uma ótima profissão para quem gosta de desafios e resolver problemas. Então vale sim o investimento, vale a pena os trabalhos extras e todo o tempo estudando. TI hoje é indispensável para praticamente todas as empresas.
Mas como me destacar na área de TI?
Como você pode acompanhar ao longo deste artigo, existe muito do "mais do mesmo", alta demanda e os patrões não estão muito interessados em pagar grandes salários. E convenhamos, nesses tempos de crise, você no lugar deles também não pagaria. Portanto se destacar não é uma fórmula mágica nem irá cair do céu. Mas isso é possível sim e só depende de você mesmo.
Se o mundo depende de TI e você é um profissional competente, logo as empresas dependerão dos seus serviços, certo? Calma, mas é quase isso. O perfil mais comum de um profissional de TI, é aquele que conhece muito, manja muito do que faz, cria trabalhos espetaculares, mas não suporta enxergar fora da sua área em específico. Fica sempre focado no que sabe fazer e tem dificuldade em explorar outras áreas ou até mesmo saber ouvir dos outros o que precisam que seja feito.
Pra quem atua com desenvolvimento, por exemplo, vai a um cliente que é dono de um mercado, e faz um projeto de um mega sistema, com inúmeras funções, padronizado. De primeira linha. E vamos supor que esteja orçado em R$ 10000,00 (lembrando que é apenas um exemplo). Num cenário de crise política que estamos vivendo e se não for uma mega rede de supermercados, obviamente ele não irá aprovar o valor. E não quer dizer que o sistema não esteja a um preço justo. Para falar a verdade estaria até barato.
Mas ai vem a pergunta chave. É o que o cliente realmente precisa? Provavelmente não e é ai que está a questão. Se você for ao cliente, e entender como funciona o dia a dia dele, talvez você poderá trazer uma solução que gere melhores resultados e caiba dentro das necessidades dele. E começa uma interação entre a área de desenvolvimento do sistema (TI) e a gestão da empresa , saber enxergar mais a parte do négocio propriamente dito.
E se bobear, usando a criatividade e interando com uma terceira área, como marketing, você consiga até mesmo montar um projeto mais simples em termos de desenvolvimento propriamente dito, mas que seja fácil para o cliente se adaptar, que seja fácil dos funcionários se adaptarem. Que gere organização e diminuição de reprocessos, trazendo diminuição de gastos. E ainda pode atrair mais vendas com alguma solução de propaganda incorporada ao projeto. Em termos simples, você desenvolveu algo que o cliente usa de forma fácil, ajuda na parte financeira e ainda traz mais faturamento com vendas. Sucesso!
E não é só isso, porque se você saber vender seu produto (olha a área comercial entrando na jogada), certamente vai conseguir ser bem remunerado por isso. E isso se aplica para diversas outras áreas dentro de TI, como suporte (help-desk), infraestrutura, design, sites, análise de dados, entre outras.
A grande jogada hoje não é tanto, o que se faz, o seu conhecimento específico, mas como isso vai ajudar a resolver algum problema, como isso vai gerar algum retorno ao cliente, como demonstrar que você pode ser um parceiro importante do cliente no crescimento do negócio. Nos tempos em que a demanda de profissionais está bem alta, ser diferente e criativo, além de prestar um atendimento de qualidade, vão fazer você ser destaque no mercado. Mãos à obra. Ainda da tempo.