Por quê devemos comemorar?
A comemoração é uma forma de valorização!
Nós precisamos aprender a valorizar nossas próprias conquistas diárias de forma habitual. Precisamos tornar comum a ação de celebrar o que fazemos, mesmo que esteja abaixo do que esperávamos ou que não fique tão bem quanto o que nos era imposto.
Eu tenho muito a celebrar desse primeiro ano do Ser de Maestria! Celebrar todos os conteúdos produzidos, sejam eles textos, ports, artigos, reels, stories, lives, entre outros. Celebrar todo o impacto gerado!
E agradecer! Agradecer a cada um de vocês que acompanham os artigos aqui do LinkedIn! Que curtem, compartilham, respondem, salvam, comentam, interagem e baixam os materiais no site. É devido a cada um de vocês que esse meu sonho se tornou realidade e alcançou tudo isso nesses 365 dias. Traduzindo em dados:
E por quê comemorar? A celebração é uma espécie de recompensa pessoal, uma valorização de tudo o que já conquistamos. Estas transmitem ao nosso cérebro que o que fizemos é certo e que devemos continuar naquele caminho, nos trazendo mais motivação e mais força de vontade.
Isso ajuda a identificar nossa evolução e favorece nosso sentimento de realização pessoal e de bem-estar. Mas também não quer dizer que é para se contentar com pouco, apenas que muitas vezes temos uma autocobrança exagerada e, assim, esquecemos de ver tudo que crescemos.
Por mais que tenhamos um cérebro mais desenvolvido, que nos fornece uma maior racionalização das nossas atitudes, ainda temos o lado institivo que automaticamente entende e aprende a partir do ambiente. Se você mostra a ele que seu esforço não vale de nada, ele irá parar de se esforçar.
Recomendados pelo LinkedIn
Ou você acha que ficar triste porque não realizou tudo que se propôs vai te fazer ser mais produtivo amanhã? Por outro lado, se você comemorar e valorizar cada etapa ou micropasso que realizou hoje, estará mais disposto a continuar sua trajetória amanhã!
E você é o único responsável pela sua vida e pelo seu desenvolvimento. Não espere que os outros façam por você. Isso não é a obrigação de ninguém, se você quer alcançar algo, você deverá se esforçar e se dedicar em prol disso. Você tem que ficar satisfeito e realizado no fim.
Não faça nada esperando reconhecimento de terceiros. Faça você mesmo, por você, pelo seu bem. Não viva sua vida pelos outros. Não existe certo ou errado, cada um tem sua jornada e você precisa ser autêntico a si mesmo. Se os outros também ficarem feliz, ótimo!
Ninguém vai perseguir seus sonhos por você, apenas você. Ninguém vai te fazer desenvolver, você mesmo precisa querer e se esforçar para isso. Ninguém vai cuidar da sua carreira, ou da sua felicidade, ou da sua saúde, ou dos seus relacionamentos. E não é obrigação de ninguém fazer isso.
O que não quer dizer que você não pode pedir ajuda. Você deve pedir ajuda! Os desafios ficam mais fáceis quando compartilhados e os erros podem ser evitados quando há troca de informações. Só não espere que os outros se dediquem pelo o que você não está fazendo para si mesmo.
Pode ser um pequeno passo, mas o dê em direção ao seu objetivo. E, para isso, basta saber onde se encontra atualmente e onde deseja chegar. Afinal Lewis Carroll já disse: para quem não sabe onde ir, qualquer caminho serve. E você, sabe para onde quer ir? Está disposto a se esforçar para alcançar?
Só você é responsável pela sua jornada, pelo seu aprimoramento e só você sabe por tudo o que passou! Valorize sua história e comemore suas conquistas!
E você? Costuma reconhecer suas boas ações? Ou apenas vê o resto do caminho pela frente sem valorizar tudo que já percorreu?