Por que algumas pessoas não progridem em seus negócios?
Essa é uma pergunta que diariamente me questiono, porque algumas pessoas conseguem atingir seus objetivos e se sentem realizadas e outras vivem dando “cabeçadas” para conseguir algum resultado?
O sucesso é um tema estudado há séculos e grandes pensadores deixaram dicas sobre o caminho do sucesso, quase que uma receita de bolo, muitos livros de autoajuda, muitas sacadas e leis para o sucesso e então, por que não são todos que conseguem atingi-lo?
Um dos primeiros pontos que percebo nos atendimentos dos meus clientes é a falta de clareza sobre esse assunto. O sucesso é algo subjetivo, que pertence ao sujeito pensante e a seu íntimo, tem a ver com êxito, consequência positiva, resultado feliz, acontecimento favorável, com a “disponibilidade para”, disponibilidade para enfrentar o que precisa ser enfrentado, para alcançar o objetivo desejado, e está aí o grande problema da maioria das pessoas, a clareza sobre qual é seu objetivo desejado e a disponibilidade para.
Uma das primeiras perguntas que faço para meus clientes na primeira sessão de coaching é “Se eu fosse tirar uma foto sua, e ela representasse sua realização profissional e pessoal, o que teria nessa foto? Quais pessoas e quais objetos estariam nela? Onde ela seria tirada”?
Eu estimulo a visão desejada de futuro.
A famosa frase de Lewis Carrol “se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve” é tão certeira quanto intrigante, como “eu” dono do meu mundo, dono das minhas escolhas posso não saber onde quero ir, chegar, conquistar, fazer, ter e ser? Não ter clareza custa tempo, não ter clareza custa dinheiro, não ter clareza custa produtividade, não ter clareza custa energia, não ter clareza custa saúde física e emocional. Os efeitos são catastróficos, se pensarmos da falta de clareza no mundo corporativo onde a dimensão é muito maior, uau... dá para imaginar quantos bilhões estão sendo jogados no lixo, quantos profissionais trabalhando na mediocridade, quantas famílias infelizes e sem tempo para curtirem os filhos e amigos.
Napolleon Hill enfatiza que apenas 5% das pessoas triunfam em todas as áreas de sua vida, isso por que as outras 95% não amam o que fazem, podem até gostar, mas não amam, e neste caso não estarão totalmente dispostas a pagar o preço.
Hoje, o sucesso vai muito além de ter os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias, isso é requisito básico para qualquer um que queira sobreviver no mercado de trabalho. Mas o fato é, para se ter o sucesso com realização, com plenitude, com propósito é preciso ter clareza sobre si mesmo, é preciso conhecer seu potencial máximo e coragem para assumi-lo.
Viktor Frankl, no prefácio que faz da Edição de 1984 à sua obra Em Busca de Sentido, faz uma citação que acho espetacular e que toca a minha alma, concluo essa reflexão com ela :
“Nós que vivemos nos campos de concentração podemos lembrar de homens que andavam pelos alojamentos confortando a outros, dando o seu último pedaço de pão. Eles devem ter sido poucos em número, mas ofereceram prova suficiente que tudo pode ser tirado do homem, menos uma coisa: a última das liberdades humanas - escolher sua atitude em qualquer circunstância, escolher o próprio caminho”.
Profissional da Área de Gestão da Qualidade
7 aTexto excelente!!! Obrigada por compartilhar do seu conhecimento!! Sucesso!!
Especialista de Projetos
7 a👏👏👏👏Excelente👏👏👏👏
Olá Luciana Borzani ! Parabéns pelo excelente texto e muito, mas, muito obrigada mesmo por compartilhá-lo conosco. Ele caiu como luva. Excelente abordagem e conclusão (ou reflexão, como preferir..rs). Sucesso!
Livro digital - e-book
7 aOlá Luciana Borzani ! Parabéns pelo excelente texto. Não é fácil trilhar no caminho certo, mas se for com prazer, aí tudo fica melhor. Das poucas vezes que acessei esta página, não havia lido algo tão interessante quando seu artigo.