Por que as coisas pendentes não saem da sua mente? Como resolver e viver sem stress.
Todos temos uma infinidade de pendências para resolver no dia a dia. Seja no vida profissional ou pessoal a sobrecarga de atividades gera muito stress. Toda essa avalanche de demandas deixa você com a sensação que não vai dar conta do recado.
Geralmente isso acontece quando você quer que algo seja diferente. A situação que você quer mudar fica martelando na sua cabeça. Isso consome uma energia enorme do seu cérebro gerando alguns efeitos negativos como ansiedade, stress, apatia, cansaço e outras reações que faz a produtividade cair demais.
"Essa preocupação constante e improdutiva com todas as coisas que precisamos fazer é o maior consumidor de nosso tempo e energia." - Kerry Gleeson
Apenas o desejo de que as coisas sejam diferente não resolve a situação, óbvio. São as ações que você toma que mudarão o resultado. E nesse momento é preciso ter clareza do que se quer e como alcançar. Para começar a aliviar a carga cognitiva da sua mente é preciso seguir os seguintes passos:
- Determinar claramente o que você deseja almeja;
- Determinar qual a próxima ação física a ser tomada;
- Ter um sistema que registre o que você quer alcançar, as ações a serem tomadas e que você acesse facilmente os lembretes dessas ações.
Isso que escrevi acima é baseado em pesquisa.
As tarefas incompletas ocupam espaço na mente limitando a clareza e o foco e isso é tema de muita pesquisa. Em junho de 2011, E. J. Masicampo e Roy F. Baumeister publicaram o artigo "Consider It Done! Plan Making Can Eliminate the Cognitive Effects of Unfulfilled Goals" mostrando como um plano de ação e sistema confiável de controle das pendências alivia a carga cognitiva gerada por tarefas, projetos, objetivos e resultados.
Existem muitos métodos de gestão de tempo e priorização de atividades para que você aumente seu foco, produtividade e consequentemente alivie o stress.
Governa tua mente ou ela te governará - Horácio
Eu uso uma mistura métodos como Get Things Done, Matriz de Einsenhower, Método Pomodoro e outros para conseguir ter clareza e foco.
Não existe um único método que vai funcionar para todos. O mais importante é você tirar as coisas da sua cabeça e colocar no papel(ou sistema) para que você revisite tudo que precisa fazer regularmente. As coisas começarão a andar e te garanto que você se sentirá muito mais no controle da sua vida e sem stress.
Coodenador de O&M na VIVO (Telefônica Brasil)
4 aExcelente artigo... normalmente ao começar o dia transfiro as pendências para o "hd externo", ou seja, transcrevo para o velho e simples papel, caderno ou agenda, enumerando por importância sendo possível desde então visualizá-las e saná-las.
Ótimo artigo e insights relevantes! Gerir nosso tempo faz bem para nós assim como para os que estão à nossa volta. Quanto mais nos apropriamos da gestão de prioridades, melhor seremos com nossos pares e liderados. Teremos clareza no que pedir, teremos mais liberdade para experimentar e iremos gerar mais engajamento.
Engenheira at VIVO
4 aJá dizia Chaplin: “não sóis máquinas, homens é que sóis”. Uma metodologia para aumento de produtividade, mas com a preocupação de remover o homem da zona de esforço constante através de uma cortina de pensamento moderno e inteligente ... Adequado artigo! Obrigada
Gerente Regional Operações Sr. Telecom, Serviços ao cliente, Home Conect, Planta Interna, O&M, Infraestrutura, Engenharia, Implantação, Backbone, Sites, FTTX, GPON, OSP, B2B, Prumadas, Riser, Sonhador, Inovador, Curioso
4 aExcelente reflexão. Eu tenho um método físico que é o bom e velho caderno/agenda onde defino e planejo meus dias revisitando as tarefas periodicamente e atualizando as ações.
Analista de cobrança na Yamaha Administradora de Consórcio Ltda
4 aMuito bom!! Foco e força de vontade!