Por que contratar uma palestra?
ESTE É UM TRECHO DO MEU NOVO LIVRO QUE SERÁ LANÇADO EM JUNHO: CRIE PALESTRAS INESQUECÍVEIS.
Em uma era na qual a informação se propaga à velocidade da luz, qual é o propósito de alguém que sobe num palco e, com um microfone e uma voz solitária, se propõe a falar para uma multidão?
Por que as empresas, em meio a tecnologia avançada e recursos quase ilimitados, ainda investem na arte milenar da oratória?
Por trás de cada convite feito a um palestrante, repousa uma esperança latente: a de que a chama da inspiração se acenda, de que as palavras ressoem e que a magia das narrativas inicie um movimento, seja ele de transformação, seja de motivação ou ação.
MUITOS ACREDITAM QUE ESTÃO SIMPLESMENTE ASSISTINDO A UM DISCURSO, MAS NA REALIDADE, ESTÃO SENDO CONVIDADOS A EMBARCAR EM UMA JORNADA, QUE SE FOR BEM SUCEDIDA PODE GERAR TRANSFORMAÇÕES PARA A VIDA.
No entanto, como em qualquer jornada, há caminhos sombrios. Assim como um livro de autoajuda pode, por vezes, ser um placebo ilusório, uma palestra mal executada pode ser um beco sem saída para sua audiência.
A desconexão ocorre quando o propósito se desvia da verdadeira essência e se concentra mais na performance do que na substância.
E, em meio a esse cenário, temos visto reações peculiares. Palestrantes que, percebendo a desconexão, optaram por reações extravagantes e inesperadas, tentando resgatar uma situação que se desviava do seu curso.
Seus gestos, embora bizarros, eram sintomas claros de um sistema que, por vezes, se esquece do coração da mensagem em prol do espetáculo. Assunto profundo? Sim.
Recomendados pelo LinkedIn
Para nós também é, mas temos certeza de que você está acompanhando cada passo dessa jornada. Afinal, nosso método pressupõe que nossa audiência estará engajada do começo ao fim, e depois vai se lembrar muito bem do que aconteceu.
Então, o que faz uma palestra ser verdadeiramente impactante?
Não é apenas o carisma do orador, a profundidade do conteúdo ou a grandiosidade do palco.
É a alquimia que ocorre quando autenticidade, paixão e propósito convergem. É quando a palestra transcende o evento e se torna uma experiência. E, nesse momento, as empresas percebem que o investimento não foi apenas em um palestrante, mas na chama da transformação que ele pode iniciar.
Abraços,
Joni Galvão
Storytelling Expert; Criador do mercado de apresentações no Brasil; Fundador da PLOT; Representante e sócio de Robert McKee; Autor de 2 best sellers; Fundador do Master Talks com Amyr Klink, Maestro João Carlos Martins, Oscar Schmidt e Xuxa; Palestrante; TEDx speaker.