POR QUE DESENVOLVER LÍDERES NA PRÁTICA?

POR QUE DESENVOLVER LÍDERES NA PRÁTICA?

Exercer a liderança é um desafio que exige aprendizado constante. Ser líder hoje requer muito além de conhecimento e habilidades, requer uma grande capacidade de adaptar-se às mudanças e engajar pessoas para atingir resultados.

  • Sua empresa já investiu em treinamento e desenvolvimento para seus líderes sem atingir o resultado esperado?
  • Seu time de líderes tem conhecimento, ferramentas, processos claros e definidos além de técnicas e, mesmo assim, não consegue fazer uso delas?
  • Ou ainda falta empoderamento, experiência e credibilidade para se colocarem a frente das suas equipes no processo de liderança?

Acreditamos que, para o êxito de um processo de desenvolvimento de líderes, é necessário criar experiências reais e verdadeiras, gerando uma maior taxa de aprendizagem, fazendo com que eles se tornem protagonistas no processo de construção do conhecimento e sempre gerem as causas e consequências de suas ações.

É necessário enfatizar o caminho da descoberta, e não só o da instrução. Juntamos teorias, ferramentas e aplicações práticas em um único processo.

Utilizando a metodologia experiencial, com jogos empresariais e atividades vivenciais ao ar livre, desafia-se os participantes a expandirem sua zona de conforto, facilitando assim, a descoberta de seus potenciais limites, além de extraírem o máximo de sua capacidade para exercer a liderança. Com essas práticas aumenta-se o autoconhecimento, trazendo aos líderes clareza quanto ao seu papel, seus pontos fortes, motivações e desafios, além do reconhecimento da importância da adaptação para lidar com as diferentes situações e desenvolver sua equipe.

Um líder de sucesso precisa desenvolver primeiramente a autoliderança, compreendendo que antes de liderar os outros é preciso aprender a liderar a si mesmo, pois a liderança é uma jornada que começa de dentro para fora e, para isso, precisa de autoconhecimento e automotivação. Ele tem inteligência emocional desenvolvida, pois sabe que necessita gerir as emoções para não influenciar decisões e resultados, além de entender o impacto do processo de comunicação na produtividade de sua equipe.

Um líder sabe da importância do feedback como ferramenta de gestão e aplica o feedback com assertividade para o desenvolvimento dos seus liderados.

E, além de tudo isso, um grande líder sabe que precisa assumir a responsabilidades sobre seus aprendizados, precisa aprender a aprender encontrando a melhor forma de implementá-los com sucesso.

No mundo que chamamos de VUCA: volátil, incerto, complexo e ambíguo, os líderes precisam agir com paixão e propósito além de ter uma personalidade exploradora para sempre buscar e testar soluções novas, administrar times criativos e conduzir mudanças inovadoras em prol de um mundo melhor.

Não existe fórmula mágica para se tornar um líder, porém existe um caminho que pode ser trilhado e, para isso, é necessário sair do convencional, proporcionando práticas e vivenciando o real; é preciso aplicar aquilo que se aprendeu, refletir e empregar o aprendizado a mudança de pensamento, comportamento e atitude em ações futuras. E isso só é possível através de experiências.

ALEXANDRE FIORIN - Sócio proprietário da Vivendo onde atua como Consultor e Facilitador da Metodologia Experiencial a mais de 10 anos, com diversos clientes. Fomação como Facilitador Experiencial, como Consultor Empresarial, Educador ao Ar Livre, Analista de T&D, e Graduado em Processamento de dados.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos