Por que e como precisamos alinhar os investimento à nova economia - do varejo ao venture capital

Por que e como precisamos alinhar os investimento à nova economia - do varejo ao venture capital

Fundos de investimento em qualquer classe de ativo são uma ferramenta para acúmulo de capital e construção ou consolidação de realidades. Por meio deles, de um lado investidores e profissionais do mercado perseguem retorno - financeiro mas não só - e, por outro, empresas de bens de consumo, serviços e infraestrutura acessam capital para ampliar e exercer sua proposta de valor perante a sociedade. 

Quem intermedia essa conexão são as gestoras de fundos de investimento, que disponibilizam esses produtos nas várias plataformas e corretoras disponíveis na tela do nosso celular.

Isso posto, fica claro que as gestoras precisam ter visão bastante certeira sobre a realidade que deve ser construída para gerar mais valor, benefício e oportunidades para a sociedade - que inclui os investidores e as próprias empresas, naturalmente. O retorno não é só financeiro.

Gestoras de investimento consistentes são claras sobre sua proposta de valor e visão de futuro e do todo, inovam para alinhar sua metodologia a essa visão e se mantêm fiel à estratégia mesmo em períodos de mercado mais turbulentos - como o do primeiro trimestre de 2023.

Ok. Qual é essa realidade? Não existe uma única resposta, mas com certeza o denominador comum entre todas as respostas possíveis é a nova economia. E isso vai muito além de empresas de tecnologia, blockchain ou aplicativo de corrida. A realidade que já se projeta é de um ecossistema corporativo e de investimento alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e com soluções para problemas socioambientais reais. 

Realidade à prova

Quer ver que você já sabe que realidade estamos falando? Ainda que você use carro à gasolina, você percebe o progressivo barateamento dos carros híbridos. E você pode até ser fiel aos bancões, mas está vendo as fintechs ganharem espaço no mercado. 

Na essência, enquanto sociedade já percebemos a valorização e a consolidação da nova economia. E se o investimento é sobre construção e consolidação de realidade vivida por todos nós, é tarefa das gestoras alinharem os produtos a essa nova economia. 

Dá para checar se a gestora sabe inovar? Sim

O detalhe é que para alinhar os investimentos à nova economia as gestoras de fundos precisam compreender quais são os fatores de sucesso e performance nesse novo mundo e a partir disso integrar tais fatores aos processos de análise e metodologia de gestão (seleção e monitoramento de ativos). 

Para checar se elas fazem disso, uma dica é perguntar qual o critério de investimento. As gestoras olham se a fonte de receita da empresa vem de um produto e frente de negócio que contribui com a solução de problemas reais da sociedade e do clima? Qual o impacto positivo a estratégia de investimento se propõe a gerar? - e aqui vale tanto produtos que ajudem na transição para a nova economia quanto produtos que efetivamente já não da nova economia. 

O que não dá é para ficar parado no tempo e desenvolver fundos que se limitam à análise de risco e retorno baseada em informações de balanços e agência de rating. Para os investidores, é hora de buscar produtos que evidenciem sua conexão com a realidade. O investimento tem muito de economia real, e essa economia está mudando. As metodologias e demandas por investimento precisam acompanhar essa mudança. 

Na prática, uma metodologia de investimento inovadora tem estes atributos:

  • Identifica tendências emergentes
  • Antecipar mudanças no mercado
  • Explorar nichos promissores que estejam relacionados à nova economia e transformações positivas na sociedade e no planeta
  • É aberta para aprendizado contínuo 
  • Tem disposição para sair da zona de conforto

O resultado é a entrega de valor e diferenciação muito mais robustas. 

Nova economia e impacto positivo em todas as classes de ativo

A VOX Capital é a única gestora multi classe de ativos brasileira que tem a geração de impacto positivo como pilar central de todas as decisões de investimento. E depois de 14 anos operando a classe de ativo venture capital, em maio de 2023 completamos um ano da estruturação, lançamento e gestão do VOX Desenvolvimento Sustentável, primeiro fundo de impacto positivo disponível para todos os brasileiros. 

Características do VOX Desenvolvimento Sustentável

  • Fundo de Renda Fixa que opera Crédito Privado (debênture) de empresas listadas na bolsa brasileira
  • Liquidez D+6
  • Rentabilidade alvo de 105% do CDI - em linha com rentabilidades do mercado
  • Metodologia inovadora, 100% proprietária e que reúne referências e benchmarks de gestão de impacto internacionais, em linha com o GIIN (Global Impact Investing Network) e World Benchmark Alliance.
  • Tem 4 filtros de seleção: liquidez, negócios alinhados a um ou mais ODS, não envolvimento a escândalos controversos de más práticas e boa classificação de crédito pelas agências de risco (selo de bom pagador de dívidas e nível de risco de inadimplência perante o investidor)
  • Mais de 60 empresas aprovadas na metodologia e que podem entrar no portfólio a depender do preço de ativo

Conquistas e Performance

  • O total de 20,9 milhões de reais foram investidos
  • 93,74% do CDI no acumulado histórico, mesmo em meio ao cenário da crise de crédito privado no 1o tri/2023
  • 21  empresas no portfólio
  • Alinhamento a 8 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU
  • Distribuição nas plataformas C6, Inter, Warren, BTG (via agente autônomo), Terra

Experiência: uma relação inovadora e sólida com o investidor

  • Transparência: desde o primeiro dia abrimos a composição da carteira, tese e metodologia e os motivos de entradas e saídas das empresas do fundo
  • Ativismo: enquanto a maior parte do mercado se limita a colocar ESG e VERDE no nome do fundo, a gente explica as decisões de investimento
  • Emancipação: Durante este primeiro 1 ano de fundo, explicamos nas nossas cartas de gestão mensais 28 termos e conceitos complexos que são chaves para o mercado financeiro mas desconhecido para os investidores de varejo
  • Proximidade: entramos em contato 17 vezes com os nossos cotistas ao longo do ano de gestão, explicando movimentos da carteira e do mercado para que investidores consigam se envolver e participar da gestão - que outra gestora faz isso? 

Na VOX, trabalhamos para que você invista no mundo que você quer. E há 14 anos sabemos que isso demanda inovar na metodologia de gestão de investimentos e na proposta de valor completa para o investidor, que envolve experiência e conhecimento sobre para onde vai o fluxo do seu dinheiro e qual é o impacto que seu dinheiro está causando na sociedade.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos