Por que empreender te torna um profissional melhor?

Por que empreender te torna um profissional melhor?

Eu digo com segurança: existe uma Paula antes e depois de empreender. 

Quando você entende o quanto a sua carreira tem a ganhar com o empreendedorismo como plano B, muitas portas se abrem...

1. Você entende o que se passa “do outro lado”.

Não existe gestão perfeita. Mas muitos profissionais ainda insistem em idealizar gestores, gerentes e diretores. 

Agora, quando você senta na cadeira de chefe, mesmo que não tenha ninguém para liderar, você desenvolve muito mais empatia pelos seus líderes no emprego CLT. 

Afinal, você como líder não saberá todas as respostas sempre, nem vai acertar todas as vezes. E ter essa visão humanizada do gestor, bem como a visão mais ampla de negócio, vai te abrir novas oportunidades.

2. Você se torna mais criativo e com foco na solução.

O empreendedor sempre dá um jeito de resolver as coisas, de transformar problemas em oportunidades e soluções. Ele não só reclama, ele faz. Faz porque só depende dele, inclusive, tem horas que ou vai ou vai...

Desenvolver essa habilidade e levar isso para o seu trabalho CLT é estratégico para crescer e ocupar novos cargos (se for do seu interesse). 

3. Você melhora a sua gestão de tempo e produtividade. 

Como empreendedor, você não terá ninguém para te dizer o que fazer e quando fazer. Você estabelece seus prazos e prioridades! 

Por um lado é ótimo ter a liberdade de escolher, por outro, exige que você seja mais comprometido, mais autogerenciável... Se você souber mostrar essa autonomia para seu gestor, as chances dele te promover são grandes. 

E você finalmente vai entender, com a pele em risco, a importância de gerar e quantificar seus resultados - isso muda qualquer carreira!

Ser empreendedora valorizou meu trabalho como CLT e, com o tempo, apresentou um caminho que eu não acreditava ser para mim. Eu não me imaginava empreendedora, até empreender...

E aí que as coisas ficaram cada vez melhores…Com o plano B feito, as coisas foram fluindo, outras possibilidades aparecendo, sabe? Uma amiga sempre diz: "dá o passo que o universo põe o chão em baixo", pois foi exatamente isso que aconteceu.

Em 4 anos, eu saí de um salário de R$ 20 a hora trabalhando CLT, das 8h às 18h, para um de R$ 600 a hora, trabalhando na mesma empresa como mentora de carreira (nessa época, já tinha pedido a demissão e trabalhava como autônoma). 

Conquistei a liberdade financeira, geográfica e de tempo. Isso me permitiu dar mais atenção para a minha saúde, minha família e o que mais eu quisesse. Nesse momento inclusive, escrevo da Suécia, país onde eu moro há quatro anos. Nunca nem nos meus melhores sonhos eu iria imaginar viver isso!

Agora, claro, você não precisa seguir esse caminho. Você pode empreender com o que quiser… Eu mesma, lá no início, já vendi maquiagem, roupas e bijuterias.

Mas, o grande poder de ter o empreendedorismo como plano B está em seguir por uma área que contribua com a carreira que você já tem.

Assim você aproveita os conhecimentos que já investiu tempo e dinheiro para adquirir, bem como se consolida profissionalmente. 

É por isso que eu defendo tanto a Mentoria de Carreira. É a oportunidade de contribuir com outros profissionais (coisa que, às vezes, você até já faz de graça), enquanto recebe por isso e valoriza o seu capital intelectual e amplia suas possibilidades.

  • No dia 22 de agosto, às 19h, farei uma aula gratuita ensinando como se tornar mentor de carreira e contribuir com a carreira de outros profissionais enquanto você monetiza seu conhecimento. 

Para participar, basta tocar no link abaixo e se cadastrar gratuitamente.


Espero te receber lá!

Nelma Brevi

Analista TI | Projetos | Governança TI |Scrum |PMI | English

4 m

O único senso de dono que não é frustrante é ser o dono da própria carreira.

Girlane Vasconcelos Condiceli

Coordenadora de produtos na Roca Sanitários Brasil

4 m

É bom saber!

Tania Maranha

Consultoria de Recursos Humanos | Mentoria de Carreira | Diretora de RH | Executive Coach | Desenvolvimento de Lideranças | Professora MBA Liderança UP

4 m

Muito bom é isso mesmo Paula Boarin, quando temos coragem para tomar a decisão para mudar do mundo corporativo para empreender, temos que fazer acontecer este plano A como o melhor que temos para gerar valor a outras pessoas e fazer a diferença na vida delas. Estou exatamente nesta fase...Que bons ventos soprem para cá...

Carine Britto Tonon

Comercial | Franchising | Varejo | Moda | Marketing | Gestão de Projeto

4 m

Tu és maravilhosa! As vezes o plano B é o plano A, a gente só não acredita! Sou grata por compartilhar teu conhecimento.

Bruna Perez

PLD-FTP(AML) | Compliance | Mentoria | Consultoria

4 m

Sempre Inspiradora!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos